Recorde as incidências da partida
Lorenzo Musetti chegou às meias-finais de Roland Garros, ao vencer o americano Francis Tiafoe em quatro sets.
O italiano venceu em quatro sets, com um resultado de 6-2 4-6 7-5 6-2, no final de uma prestação muito sólida, como tem vindo a habituá-lo nos últimos tempos.
Foi uma grande prestação do jogador de Carrara, que numa superfície que lhe é mais favorável não deu qualquer hipótese ao americano no primeiro set, quebrando-o no segundo jogo na primeira oportunidade, aos 30-40.
Tiafoe tentou ripostar e no 4-2 teve um break point, mas Lorenzo anulou-o e obrigou o americano a servir para se manter no set, o que não conseguiu, pois o italiano voltou a quebrar o serviço e fechou o set por 6-2.
No segundo set, o americano subiu de nível, enquanto Lorenzo errava um pouco demais. No terceiro jogo, o toscano foi forçado a quebrar o serviço pela primeira vez na partida, Tiafoe explorou o seu segundo ponto de break e assumiu uma vantagem de 2-1. Lorenzo tentou reagir de imediato, mas o americano conseguiu salvar três break points graças ao seu serviço e, nas vantagens, confirmou a quebra. Não houve mais oportunidades para o italiano, com o centrado americano a fechar o set por 6-4.
A quebra no final
No terceiro set o equilíbrio foi ainda mais evidente, com ambos os jogadores a não deixarem oportunidades ao adversário. O jogo decorreu sem quebras de serviço e sem break points até 6-5, mas aqui Lorenzo conseguiu colocar o pé na boca, pressionando o americano, chegando a 15-40 e quebrando o serviço para fechar o set por 7-5.
Musetti também começou bem o quarto set, quebrando no segundo jogo, na segunda oportunidade. O americano parecia agora resignado e não conseguia oferecer qualquer perigo ao italiano que, com 5-2, tinha 40-0 no serviço do seu adversário e fechou o jogo na terceira oportunidade: 6-2 4-6 7-5 6-2 foi o resultado final. Nas meias-finais vai defrontar o vencedor do confronto entre Tommy Paul e Carlos Alcaraz.
"O meu segredo? Tornei-me pai".
"Sucesso? No ano passado, tornei-me pai", disse Lorenzo Musetti, arrancando aplausos do público da Philippe Chatrier na entrevista após a sua vitória sobre Tiafoe.
"A mudança nos últimos 12 meses? Penso que é um pouco um processo de crescimento, não só no campo, mas ainda mais fora dele", explicou o italiano.
"No ano passado, tornei-me pai. Isso tornou-me mais responsável e agora acho que encaro as coisas de uma forma mais profissional. Mesmo no meu tempo livre desfruto de momentos com a minha família. E, apesar de não estar aqui fisicamente neste momento, esta vitória é também para eles", afirmou.
Durante a entrevista, foi sublinhada a beleza do seu backhand com uma só mão.
"Elegante? Nós somos italianos, somos elegantes", brincou Musetti, que desta vez recebe algumas vaias do público parisiense.
"Brincadeiras à parte, tenho este estilo que vem um pouco do passado. Infelizmente, há poucos jogadores com o backhand a uma mão. Com toda a gente a servir acima dos 200 quilómetros por hora, é difícil responder com uma mão. Mas quando puseram a raquete na minha mão, foi natural para mim responder com uma só mão. Esta pancada é um pouco parte do meu sucesso", explicou.