Mais

Roland Garros: Rocha reforça história e segue Sinner e Djokovic até à terceira ronda

Henrique Rocha em ação
Henrique Rocha em açãoAlexandre Martins / DPPI via AFP
Henrique Rocha proporcionou na quinta-feira mais um dia histórico para o ténis português, ao aceder à terceira ronda de Roland Garros, num dia em que Jannik Sinner encerrou a carreira de Richard Gasquet e Novak Djokovic somou mais um triunfo.

Pela primeira vez na história, Portugal terá dois tenistas na terceira eliminatória do mesmo torneio do Grand Slam, graças ao triunfo do jovem Rocha, de 21 anos, sobre o checo Jakub Mensik, 19.º do mundo, em cinco sets, decididos com os parciais de 2-6, 1-6, 6-4, 6-3 e 6-3.

Depois de o número um nacional e 41 mundial, Nuno Borges, ter garantido na quarta-feira a presença inédita de um tenista português na terceira ronda em Paris, na quinta-feira foi a vez de o jogador natural do Porto seguir o exemplo do compatriota e, recuperando de uma desvantagem de dois sets a zero, eliminar o campeão do Masters 1.000 de Miami, ao fim de três horas e seis minutos.

“Estou muito contente e muito orgulhoso da minha prestação”, afirmou Rocha (200.º ATP), o primeiro homem português a registar cinco vitórias no mesmo torneio do Grand Slam - três delas no qualifying -, igualando o feito de Michelle Larcher de Brito, igualmente vinda da fase de qualificação, em 2009.

Na fase seguinte do segundo major da época, o tenista do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis vai encontrar o cazaque Alexander Bublik, 62.º jogador mundial, que hoje derrotou o australiano Alex De Minaur, nono cabeça de série, por 6-2, 6-2, 4-6, 3-6 e 6-2.

Já após o feito de Rocha, o líder do ranking mundial, o italiano Jannik Sinner, assinou o ponto final da carreira de Richard Gasquet, ao vencer o 16.º encontro consecutivo no Grand Slam com os parciais de 6-0, 6-3 e 6-4 sobre uma das lendas do ténis francês, homenageado posteriormente no court Philippe-Chatrier.

“Temos uma boa relação fora do court. Somos de gerações diferentes, mas este é o teu momento”, endereçou o transalpino, de 23 anos.

Graças ao triunfo sobre o veterano Gasquet, antigo número sete do mundo e detentor de 16 títulos ATP, o bicampeão do Open da Austrália e vencedor do Open dos Estados Unidos vai defrontar na terceira ronda o checo Jiri Lehecka (34.º ATP), responsável pela eliminação do espanhol Alejandro Davidovich Fokina, por 6-3, 3-6, 6-1 e 6-2.

Igualmente apurado para a fase seguinte do torneio francês está o sérvio Novak Djokovic, vencedor de três edições de Roland Garros (2016, 2021 e 2023), que precisou de três horas e cinco minutos para afastar o gaulês Corentin Moutet (73.º ATP), pelos parciais de 6-3, 6-2 e 7-6 (7-1).

Enquanto o recordista de troféus do Grand Slam, com 24 conquistas, aos 38 anos, marcou encontro com o suíço Filip Misolic (153.º ATP) na fase seguinte da prova, o alemão Alexander Zverev, terceiro cabeça de série, vai medir forças com o italiano Fabio Cobolli (26.º ATP), após a vitória diante o neerlandês Jesper de Jong (88.º ATP) em quatro partidas, por 3-6, 6-1, 6-2 e 6-3.

Nuno Borges entra a vencer em pares

Na competição de pares, destaque para a estreia vitoriosa de Nuno Borges e o parceiro francês Arthur Rinderknech sobre o belga Zizou Bergs e Jesper de Jong, por 3-6, 6-2 e 6-3, avançando assim para a segunda eliminatória e para um duelo com os 12.ºs cabeças de série, o sueco Andre Goransson e o neerlandês Sem Verbeek.

Na prova feminina, foi uma jornada sem surpresas entre as principais favoritas. Assim como a norte-americana Coco Gauff (2.ª WTA) derrotou a checa Tereza Valentova (172.ª WTA), por 6-2 e 6-4, a número três mundial, Jessica Pegula, superou a compatriota Ann Li em sets diretos, com os parciais de 6-3 e 7-6 (7-3).

Tal como Gauff e Pegula, a também norte-americana Madison Keys (7.ª WTA), campeã do Open da Austrália e semifinalista na catedral da terra batida em 2018, seguiu em frente, com um triunfo frente à britânica Katie Boulter, por 6-1 e 6-3, ao passo que a jovem russa Mirra Andreeva (6.ª WTA), de 18 anos, afastou Ashlyn Krueger (35.ª WTA), com os parciais de 6-3 e 6-4, para regressar à terceira ronda em Paris.