Recorde as incidências do encontro
Paul seguiu os passos de Andre Agassi em 2003, depois de os americanos terem igualado um recorde de 40 anos de cinco mulheres e três homens na quarta ronda do Grand Slam em terra batida, no sábado.
Paul também se tornou o único jogador americano no ativo a chegar aos oitavos de final nas três superfícies, após a sua meia-final no Open da Austrália em 2023 e os seus quartos de final em Wimbledon em 2024.
"Estou muito feliz por conseguir uma vitória em sets diretos. Tenho jogado alguns jogos muito longos, por isso foi muito bom", disse Paul, que passou quase 11 horas em court nas três rondas anteriores, incluindo dois jogos de cinco sets.
"Jogos mais curtos como este ajudam muito", acrescentou.
O jogador de 28 anos viu-se a perder um break após o primeiro jogo, antes de restabelecer imediatamente a trajetória do encontro, quebrando logo a seguir para corrigir o seu backhand inicial.
Popyrin, também ex-campeão de juniores em Paris, não tinha perdido um set até à quarta ronda, mas viu-se a perder quando o seu serviço foi novamente quebrado, e a superioridade de movimentos e a eficácia de golpes do americano deram-lhe o primeiro set.
O australiano, que se dirigia constantemente ao seu camarote para expressar a sua frustração, estava muito nervoso, pois Paul atacava sempre que podia e o segundo serviço de Popyrin era um ponto fraco.

O Oceânico foi novamente quebrado no início do segundo set, com Tommy Paul em grande forma e a bater à vontade.
O americano conseguiu mais um break para vencer o set, antes de desfrutar de uma vantagem favorável de 3-0 no terceiro, para acabar com o seu adversário, 25.º cabeça de série, em menos de duas horas.
O americano vai enfrentar o segundo cabeça de série e atual campeão Carlos Alcaraz ou o também americano Ben Shelton nos quartos de final.