912 semanas seguidas no top 10
Leu bem. Apesar dos frequentes problemas de saúde, Nadal passou umas incríveis 912 semanas consecutivas (quase 18 anos) no top 10 da classificação mundial.
Entrou pela primeira vez no Top 10 a 25 de abril de 2005 e só saiu a 20 de março de 2023.
"Tendo em conta todas as lesões dos últimos 18 anos, é quase um milagre não ter saído do Top 10 nem uma vez", comentou Nadal no ano passado sobre este incrível recorde.
Maior número de triunfos num único Grand Slam
Nadal tem 22 troféus do Grand Slam no seu nome e 14 deles foram conquistados no popular Open de França. Mais ninguém ganhou um Major tantas vezes.
Tem um registo fenomenal de 112 vitórias e apenas quatro derrotas no recinto de Roland Garros. É um recorde que provavelmente ninguém conseguirá bater em nenhum Grand Slam.
Títulos do Grand Slam em 10 épocas consecutivas
O antigo líder do ranking é o único homem que conseguiu ganhar pelo menos um título do Grand Slam em 10 épocas consecutivas.
Durante o período de 2005-14, conquistou 14 desses títulos, incluindo nove triunfos no Open de França, dois em Wimbledon, dois no Open dos Estados Unidos e um no Open da Austrália.
Quatro torneios ganhos pelo menos dez vezes
O rei do saibro é o único a ter ganho quatro torneios pelo menos dez vezes, sem surpresa, na sua superfície favorita. Nomeadamente no Open de França (14), Barcelona (12) e nos Masters de Monte Carlo (11) e Roma (10).
Maior série de vitórias numa única superfície
No ténis masculino, detém o recorde da mais longa série de vitórias numa das três superfícies. De abril de 2005 a maio de 2007, não perdeu um único jogo em 81 disputados em terra batida.
Esta série incrível inclui 13 títulos e terminou na final em Hamburgo, com uma derrota para Roger Federer.
Mais títulos em terra batida
Este recorde é provavelmente um dos menos surpreendentes. Tem 63 títulos, mais 14 do que o segundo classificado, Guillermo Vilas.
Nadal tem um registo de 63-9 em finais de torneios de terra batida e celebrou o primeiro (Sopot 2004) e o último (Open de França 2022) dos seus 92 triunfos na superfície mais lenta.
Dominar a terra batida
Nadal é o único homem que conseguiu vencer os três torneios de terra batida, o Masters e o Open de França, numa só época.
Conseguiu-o em 2010, quando teve uma das suas épocas de maior sucesso; foi imbatível em Monte Carlo, Madrid, Roma e no santuário parisiense.
O mais jovem a ganhar um Grand Slam e um Golden Slam na carreira
Enquanto a maioria dos tenistas nem sequer se aproxima de tal feito, Nadal registou-o aos 24 anos, três meses e 10 dias, quando teve pelo menos um triunfo nos quatro Grand Slams, bem como um ouro olímpico em singulares.
A primeira vez que reinou supremo nos majors foi no Open de França de 2005, em Wimbledon em 2008, ganhou o ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim no mesmo ano e depois seguiu-se o título no Open da Austrália de 2009 e no Open dos Estados Unidos de 2010, onde completou a coleção.
Antes dele, apenas Andre Agassi tinha conseguido o Golden Slam (entre os homens e em singulares) e, depois dele, apenas Novak Djokovic.
Único adolescente a ganhar 10 torneios numa temporada
Aconteceu em 2005, ano em que celebrou o seu 19.º aniversário. Nadal conquistou o Open de França pela primeira vez e os triunfos foram 11 no total, quatro dos quais celebrados em eventos Masters.
Maior número de vitórias sobre números um do mundo
Nadal obteve um total de 23 vitórias sobre números um do mundo, um número recorde na história do ténis, incluindo o circuito feminino. Registou todas estas vitórias contra os seus maiores rivais, Roger Federer (13) e Novak Djokovic (10).