Rafa Nadal, de 38 anos, foi o primeiro a sair do Major de terra batida, que venceu 14 vezes, depois de ter sido derrotado na primeira ronda por Alexander Zverev no ano passado, mas não disse se seria a última vez que os seus adorados fãs parisienses o veriam em ação.
O 22 vezes campeão do Grand Slam pôs fim à sua carreira depois de ter jogado pela Espanha na Taça Davis, em novembro, e está de volta ao seu local de caça favorito, onde está prevista uma homenagem especial após a sessão do dia.
Embora se espere que a cerimónia reúna Nadal e outros grandes nomes do desporto, os adeptos concentraram-se na nova geração de jogadores, incluindo o atual campeão Carlos Alcaraz.
"Nadal já não está a jogar e se no ano passado sentimos que Novak Djokovic poderia ser forte, este ano já não sentimos isso", disse Thomas Dehedin, gestor de projectos de construção.
"É realmente a nova geração que está a chegar, é bom. Há um pouco de suspense. Vamos ver se o Alcaraz consegue tirar o lugar ao Nadal. Ele fez um ótimo início de época na terra batida", acrescentou.
Os chapéus Panamá e os óculos de sol foram guardados e substituídos por casacos e chapéus-de-chuva, com breves períodos de chuva em Roland Garros, onde Lorenzo Musetti, Ben Shelton e Jasmine Paolini estão todos em ação neste primeiro dia.