Carlos Alcaraz demonstrou mais uma vez, com o seu triunfo na final de Roland Garros, que é praticamente o único capaz de derrotar Jannik Sinner. Além disso, o espanhol conquistou a vitória com uma reviravolta absolutamente épica (4-6, 6-7(4), 6-4, 7-6(3), 7-6(10-2), que fez lembrar os melhores dias de um dos seus compatriotas mais ilustres.
A rivalidade que o espanhol e o italiano estão a construir, para além de revitalizar um circuito ATP que estava a atravessar um período de baixa após a retirada de grande parte dos Big 4, faz lembrar cada vez mais a que existiu entre Rafa Nadal e Roger Federer há mais de uma década.
Felizmente para os adeptos espanhóis, por agora, esta fase da competição assemelha-se muito ao momento em que Nadal fez o suíço chorar depois de vencer o Open da Austrália de 2009. "Isto está a matar-me", disse o suíço, entre lágrimas de frustração.
Naqueles dias, Nadal era quase o único capaz de derrubar Roger e este chegou a ver o seu legado em perigo. Sinner e Alcaraz ainda são muito jovens, mas o transalpino está a começar a ver o monstro crescer e isso deixa-o um pouco inquieto. " É difícil de aceitar", disse depois de perder na final do Open de França.
Sempre a mesma pedra
Dizem que "o homem é o único animal que tropeça duas vezes na mesma pedra". Pois bem, nos seus últimos 35 jogos, Jannik Sinner fê-lo, até três vezes, com Carlos Alcaraz. Nos restantes encontros, o natural de San Candido tem sido bem sucedido.
Entre as derrotas contra o jogador de El Palmar, El Zorro conseguiu derrotar jogadores como Ben Shelton, Casper Ruud, Taylor Fritz, Holger Rune, Daniil Medvedev e Novak Djokovic.
Mas contra quem não conseguiu festejar nos seus 35 encontros mais recentes, o italiano, foi Carlitos, que o derrotou nas finais de Pequim 2024, Roma 2025 e Roland Garros 2025. Além disso, a série estende-se a cinco duelos diretos consecutivos (desde Indian Wells 2024) em que o jogador de Múrcia venceu.
Alcaraz continua a levar vantagem e o confronto direto está agora 8-4 a seu favor. Em termos de títulos, a balança também está a favor do número 2 mundial, com um apertado 20-19.
Está a nascer uma rivalidade que marcará uma época? Será que Alcaraz e Sinner conseguirão alcançar Rafa Nadal e Roger Federer?