Mais

Roland Garros: Badosa inspira-se em Nadal para vencer Osaka na primeira ronda (2-1)

Badosa comemora a vitória
Badosa comemora a vitóriaDIMITAR DILKOFF / AFP
"Olhei para a placa do Rafa para me inspirar", disse a espanhola Paula Badosa, que recuperou de desvantagem para derrotar a japonesa Naomi Osaka, numa partida de três sets (6-7/1-7, 6-1, 6-4) no court Philippe Chatrier, esta segunda-feira.

Recorde aqui as incidências do encontro

"Tenho de dizer que, quando perdi o primeiro set, a primeira coisa que fiz foi olhar para a placa (de homenagem ao) Rafa para me inspirar. Disse para mim própria 'vá lá, Paula, tens de lutar como ele fez'. Por isso, obrigada, Rafa, sentimos a tua falta", admitiu.

Badosa, semifinalista na Austrália há alguns meses, referia-se à espetacular homenagem que o seu compatriota Nadal recebeu no domingo em Roland Garros, com a inauguração de uma placa na terra batida do court Chatrier com a sua pegada e os 14 títulos que conquistou no torneio.

Depois de um primeiro set muito disputado, Osaka, antiga número um mundial, passou completamente despercebida no segundo, onde apenas confirmou um jogo de serviço.

O set decisivo foi mais renhido, até que a nova-iorquina quebrou para fazer 4-3 e vencer.

Quatro vezes vencedora de Grand Slam (US Open 2018 e 2020, Australian Open 2019 e 2021), Naomi fez uma pausa de 15 meses para dar à luz a sua filha Shai em julho de 2023.

Agora com 27 anos, está a tetar voltar ao seu melhor, mas não passa da terceira ronda de um torneio do Grand Slam desde que regressou às quadras em janeiro de 2024.