Recorde aqui as incidências do encontro
A 13.ª cabeça de série, de 30 anos, recuperou para derrotar a número quatro do mundo por 6-4, 6-7 (6/8) e 1-6, nos oitavos de final.
No court Philippe Chatrier, Svitolina forçou uma decisão ao derrotar a sua adversária num tie-break de pernas para o ar, depois de Paolini ter desperdiçado três match points no segundo set, incluindo um no breaker. Svitolina aproveitou o momento para ganhar uma vantagem de 4-0 no terceiro set, antes de servir para garantir a vitória na primeira oportunidade.
Svitolina vai enfrentar a tricampeã Iga Swiatek ou a antiga vencedora de Wimbledon Elena Rybakina por um lugar nas meias-finais.
A ucraniana nunca foi além dos oitavos de final em Roland Garros, tendo caído nessa fase quatro vezes desde a sua estreia em Paris, há 12 anos.
Paolini, que se preparou para a sua participação na Coupe Suzanne Lenglen ao vencer o Open de Itália no início de maio, já caiu perante Svitolina nos dois Grand Slams disputados este ano. Na terceira ronda do Open da Austrália, a italiana, número quatro do mundo, venceu o primeiro set, mas Svitolina recuperou e varreu o terceiro set.