Reveja aqui as principais incidências da partida
A jogadora chinesa tem boas recordações do court Philippe Chatrier, tendo ganho a medalha de ouro de singulares femininos no mesmo court nos Jogos de Paris do ano passado.
"Estou feliz por conseguir este encontro contra uma grande adversária", disse Zheng: "O primeiro jogo de um torneio não é sempre fácil".
"Essa sensação é inesquecível", disse ela sobre sua vitória nos Jogos Olímpicos de Paris no ano passado: "É a melhor experiência da minha vida até agora. Vou levar a mentalidade da medalha de ouro durante todo este torneio."
A jogar sob um teto fechado devido à chuva que caiu na capital francesa no primeiro dia do torneio, Zheng quebrou a russa no segundo jogo para ganhar rapidamente por 3-0.
Inicialmente, a oitava cabeça de série estava a pressionar a sua adversária com serviços bem colocados, mas tropeçou no sexto jogo quando Pavlyuchenkova, de 33 anos, quebrou e empatou a partida a 4-4.
Zheng recuperou rapidamente e venceu o primeiro set, com um jogo de amor no serviço da sua adversária.
As duas jogadoras trocaram pausas a meio do segundo set, antes de Pavlyuchenkova ser novamente quebrada, apesar de estar a ganhar por 40-15, quando um golpe aparentemente simples passou a linha de base e Zheng terminou o jogo no serviço.