Vencedora de 11 títulos no circuito WTA e ex-campeã de pares femininos do Open de França, Caroline Garcia escreveu nas redes sociais que lhe restam "alguns torneios" e que depois vai desistir.
"Querido ténis, é tempo de dizer adeus", disse a jogadora de 31 anos: "Após 15 anos a competir ao mais alto nível e mais de 25 anos a dedicar praticamente todos os segundos da minha vida a esta modalidade, sinto-me pronta para começar um novo capítulo."
Garcia ganhou quase 19 milhões de euros em prémios em dinheiro e venceu o final da temporada 2022 World Tour Finals, visto como o próximo degrau abaixo dos Grand Slams. Nesse mesmo ano, ganhou o título de pares do Open de França pela segunda vez com a compatriota Kristina Mladenovic.
Omelhor resultado em singulares num Major foi as meias-finais do Open dos Estados Unidos, também em 2022.
Atingiu o quarto lugar no ranking mundial, o mais alto da sua carreira, mas ocupa atualmente a 145.ª posição.
"O meu percurso no ténis nem sempre foi fácil. Desde os meus primeiros dias, o ténis tem sido muito mais do que apenas ganhar ou perder. Tem sido amor ou ódio. Felicidade ou raiva", escreveu: "Mas agora está na altura de fazer outra coisa. O meu corpo e os meus objectivos pessoais precisam disso. Ainda assim, isto não acabou - ainda não. Ainda me faltam alguns torneios".
O primeiro será em Roland Garros, quando o torneio começar no domingo.