Reveja aqui as principais incidências da partida
A n.º 16 do mundo, semifinalista do último US Open, venceu a neerlandesa Suzan Lamens (57.ª) por 7-6 (8/6), 3-6 e 6-2.
Com uma vantagem de cinco jogos a zero no set decisivo, a tetracampeã de Grand Slam fez uma pausa médica para tratar da perna esquerda. De regresso ao court com uma ligadura enorme na coxa esquerda, a japonesa perdeu os dois jogos seguintes, mas conseguiu terminar o encontro em 2 horas e 20 minutos.
Depois de vencer o jogo com um winner de backhand, Osaka pareceu conter algumas lágrimas antes de ir cumprimentar a adversária à rede.
"Foi muito difícil. Peço desculpa pela minha atitude", disse a vencedora na sua dolorosa entrevista após o jogo.
"Emocionalmente, passei por muita coisa durante o jogo", assumiu na conferência de imprensa. "No terceiro set, fiz o meu melhor para não me arrepender. Não me conseguia mexer muito bem. Mas acho que sou o tipo de pessoa que se recupera rapidamente, por isso devo ser capaz de jogar o meu próximo encontro".
Derrotada na estreia no WTA 1000 de Pequim, no final de setembro, e na segunda ronda do WTA 1000 de Wuhan, no início de outubro, a antiga número 1 mundial vai defrontar nos quartos de final a romena Jaqueline Cristian (47.ª), depois de ter batido em três sets a cabeça de série número 8 do torneio, a espanhola Jessica Bouzas (40.ª).