A antiga número dois mundial, que faz 35 anos no próximo mês, deu à luz o filho Petr em julho passado e vai regressar ao WTA Tour em Austin, no Texas, antes dos eventos de alto nível em Indian Wells e Miami. As recém-mamãs Elina Svitolina e Naomi Osaka regressaram a um nível elevado depois de algum tempo afastadas do jogo, enquanto Belinda Bencic ganhou o título de Abu Dhabi este mês.
"Essas raparigas ainda são muito jovens, claro, eu diria que a minha idade é diferente", disse Kvitova à WTA: "Mas estamos habituadas a trabalhar muito. Mesmo depois da gravidez e do parto, sabemos o que temos de fazer e estamos dispostas a fazê-lo. Quando já jogámos bem antes, queremos voltar ao nosso lugar, basicamente. A Belinda e eu mantemos contacto e é bom que ela esteja a jogar tão bem. A filha dela é dois meses e meio mais velha do que o nosso Petr, por isso é divertido. Ela mostrou-nos que é possível voltar a jogar depois de dar à luz. É um bom sinal".
Kvitova vai defrontar a britânica Jodie Burrage na terça-feira, no seu primeiro jogo em 17 meses, e disse que isso foi muito importante.
"Por vezes, fico muito surpreendida comigo própria. Por exemplo, porque é que o fiz? Ter-me-ia arrependido se não tivesse regressado", afirmou: "Não estou a colocar objectivos em mim própria, nunca vou jogar tão bem como quando ganhava torneios. Quero divertir-me a jogar ténis e isso vai levar tempo."