Muitos tenistas podem, com razão, considerar-se os melhores num determinado momento. Mas quem é o melhor jogador de ténis da história?
Ao longo das gerações, houve muitos jogadores que foram considerados os melhores tenistas de sempre. Todas as opiniões divergentes sobre o que faz de alguém o melhor é o que torna o debate emocionante.
O jogo moderno foi mais longe do que o antigo em termos de tecnologia, capacidade atlética e nutrição, mas os feitos de qualquer época são igualmente impressionantes. Muitos jogadores podem legitimamente ter interesse em ser um dos melhores e, abaixo, tentamos perceber quais são os melhores tenistas da história.
Critérios de classificação
Para poder classificar os jogadores, é necessário estabelecer um conjunto de critérios para definir os jogadores da lista, de modo a que possam ser comparáveis. Nesta classificação, os critérios utilizados são:
- Desempenho e feitos;
- Influência no jogo;
- Consistência e longevidade;
- Prémios e reconhecimentos.
Assim, abaixo, pode ver a nossa lista de quem são os dez melhores tenistas de todos os tempos.
Os 10 melhores jogadores de ténis da história
10. Bjorn Borg
Títulos de Grand Slam: 11
Bjorn Borg ganhou 11 Grand Slams e perguntamo-nos o que poderia ter sido se não se tivesse retirado aos 26 anos. Borg era um concorrente frio cujas rivalidades com Jimmy Connors e John McEnroe foram alguns dos momentos culturais mais pungentes dos anos 70 e 80, e não apenas no ténis. Foi o primeiro jogador a ganhar mais de 1 milhão de dólares (EUA) em prémios monetários numa única época e continua a ser venerado como um dos melhores jogadores até aos dias de hoje.
9. Margaret Court
Títulos de Grand Slam: 24
Margaret Court tem o maior número de títulos do Grand Slam no ténis masculino e feminino. O seu recorde de 24 títulos de singulares do Grand Slam só é igualado por Novak Djokovic, e é uma das três únicas jogadoras a conseguir um "Boxed Set" na carreira - ganhar os títulos de singulares, pares e pares mistos nos quatro Grand Slams. Court foi dominante nas eras amadora e Open e será conhecida por ter revolucionado a forma como as mulheres treinavam no ténis.
8. Rod Laver
Títulos do Grand Slam: 11
Rod Laver foi o jogador mais bem sucedido da sua geração. Foi número um do mundo durante sete anos consecutivos, ganhou 200 títulos de singulares ao longo da sua carreira amadora e profissional, o maior número de títulos conquistados por qualquer tenista, e ganhou duas vezes o Grand Slam do calendário, sendo o único homem a fazê-lo na Era do Open. Agora tem um court com o seu nome no Melbourne Park, onde se realiza o Open da Austrália.
7. Pete Sampras
Títulos de Grand Slam: 14
Vencedor de 14 títulos do Grand Slam, Pete Sampras dominou o jogo masculino nos anos 90. Terminou o ano como número um do mundo seis vezes consecutivas, graças ao seu estilo de serviço e volley. Sampras tem o recorde de ser o mais jovem campeão individual masculino no US Open, que ganhou pouco depois de completar 19 anos.
6. Martina Navratilova
Títulos de Grand Slam: 18 (singulares)
Martina Navratilova é uma das raras jogadoras que dominaram o ténis de singulares e de pares. É mais uma das três jogadoras a ganhar um "Boxed Set" e, no total, ganhou 59 títulos do Grand Slam em singulares e pares, o maior número de títulos importantes combinados da história. Navratilova foi a número um do ténis feminino em singulares durante 332 semanas e em pares durante 237 semanas, o que faz dela a única jogadora de sempre a liderar ambos os rankings durante mais de 200 semanas.
5. Steffi Graf
Títulos de Grand Slam: 22 (singulares)
Steffi Graf é considerada uma das melhores tenistas de sempre pelo seu domínio em todas as superfícies. Graf ganhou 22 títulos de Grand Slam de singulares, apenas superados por quatro jogadoras, todas elas presentes nesta lista. Em 1988, Graf tornou-se a primeira campeã do Golden Slam - ganhando os quatro Grand Slams e o ouro olímpico - mas o que torna Graf especial é o facto de ser a única pessoa a ganhar o Golden Slam num ano civil. Graf também ocupou a posição de número um do mundo durante 377 semanas, a mais longa da história para qualquer jogador, masculino ou feminino.
4. Rafael Nadal
Títulos de Grand Slam: 22
O titã das quadras de terra batida, Rafael Nadal, é um dos três homens que encapsularam o ténis nas últimas duas décadas. Nadal ganhou 22 Grand Slams, 14 dos quais no Open de França, o maior número de títulos de Grand Slam alguma vez conquistados por alguém. O jogo explosivo com a mão esquerda e a finesse de Nadal não foram vistos antes dele e será um jogador de que se falará nas próximas décadas.
3. Roger Federer
Títulos de Grand Slam: 20
Para muitos, Roger Federer foi o mais belo jogador de ténis alguma vez visto. O seu estilo sem esforço fez com que o ténis parecesse chique e gracioso. O suíço era, de facto, um jogador especial. Tem 20 títulos do Grand Slam e será sempre recordado por ter feito de Wimbledon a sua casa. Potencialmente, podemos nunca mais ver alguém que jogue como ele, e a verdade é que Federer poderia facilmente ser o número um ou dois nesta lista.

2. Serena Williams
Títulos de Grand Slam: 23
Serena Williams mudou verdadeiramente o jogo e revolucionou o ténis feminino. Foi um ícone dentro e fora do campo, tendo conquistado 23 títulos de singulares do Grand Slam, o maior número na Era do Open para as mulheres, e 73 títulos de singulares WTA no total. Com uma carreira que se estendeu por mais de três décadas, Williams jogou ténis de competição e regressou frequentemente a número um do mundo após lesões, contratempos e até mesmo a maternidade. A maior mulher de sempre do ténis.
1. Novak Djokovic
Títulos de Grand Slam: 24
O homem que está no topo do mundo do ténis masculino é Novak Djokovic. Tem o maior número de títulos, foi o número um masculino durante um recorde de 428 semanas, num recorde de 13 anos diferentes, e terminou o ano como número um num recorde de oito vezes. É o único jogador masculino que foi campeão dos quatro majors ao mesmo tempo em três superfícies diferentes. É uma lenda viva e, tal como Federer e Nadal, é o resumo do ténis nas últimas duas décadas.
Debates e a evolução do desporto
Alguns jogadores merecem menções honrosas depois de terem ficado de fora desta lista. Chris Evert, Monica Seles e Billie Jean King têm um portefólio incrível de títulos e foram jogadoras fantásticas no desporto feminino. Ivan Lendl, Andre Agassi, Jimmy Connors e John McEnroe são lendas do ténis masculino e os seus contributos para o ténis não podem ser subestimados.
Nos últimos 20 anos, o ténis masculino deu saltos e saltou, com Federer, Djokovic e Nadal a dominarem como nunca antes. É possível que nunca mais voltemos a ver um jogador como estes três, e o vazio que deixaram, e que deixarão no caso de Djokovic, será difícil de preencher. Já para não falar do que Serena deixou depois de se retirar, com o seu domínio do jogo feminino a ser outro padrão que poderá nunca mais ser igualado.
O mundo do ténis está a entrar numa fase de mudança neste momento, mas como fãs, isto é emocionante, mostrando-nos novas estrelas como Carlos Alcaraz, Jannick Sinner, Coco Gauff, Aryna Sabalenka e Iga Swiatek, que podem levar o jogo para o próximo nível nos próximos anos.