Zverev venceu o jogo por 7-6 (7/4) e 6-4, em 2:05 horas de partida.
O alemão de 27 anos, primeiro cabeça-de-série, parecia incomodado e longe de seu melhor nível em sua primeira participação na competição carioca de terra batida, sob um calor sufocante. "Não foi a minha melhor partida, com certeza", reconheceu.
Embora tivesse obtido uma vantagem confortável de 4-1 no primeiro set, um serviço fraco e seus vários erros não forçados (16 contra 8 do chinês) permitiram que seu adversário se recuperasse após uma dupla falta (5-4) e forçasse o tie break. O segundo set foi igualmente equilibrado, com Bu (69.º do ranking da ATP) surpreendendo e deixando tenso o número dois do mundo, que na semana passada dececionou ao cair nos quartos de final do ATP 250 de Buenos Aires.
Mas o alemão, maior atração do torneio, quebrou o servoºp do adversário abrindo 5-4 e encerrou o jogo após duas horas e quatro minutos de batalha na quadra principal do Jockey Club.
Zverev enfrentará nos oitavos de final, nesta quarta, o cazaque Alexander Shevchenko (103º). "Será meu primeiro jogo contra o Alex. Ele é jovem, mas está a jogar muito bem. Preciso jogar melhor se quiser avançar", afirmou.