Robert Francis Prevost é o primeiro papa nascido nos Estados Unidos e, tal como Francisco, o seu antecessor, é um fervoroso devoto do desporto. Neste caso, a sua paixão é o ténis, enquanto a do argentino é o futebol e o San Lorenzo de Almagro, do qual foi o 88 235.º sócio.
De facto, o novo chefe da Igreja não se limita a ver os jogos, mas é aparentemente um jogador mais do que decente. "Considero-me um jogador de ténis 'amador'. Desde que deixei o Peru, tive poucas oportunidades de jogar, por isso estou ansioso por voltar ao court. O meu novo trabalho (cardeal) não me tem deixado muito tempo livre para isso até agora", disse o religioso nascido em Chicago na entrevista acima mencionada.
Tanto assim é que a Gazzetta dello Sport, citando fontes que viram o americano jogar, descreveu-o como "um competidor formidável" e garantiu que "parece ter um excelente backhand".
Para piorar a situação, uma das raquetes preferidas do Papa Leão XIV no circuito ATP é a do número três do mundo, que também é espanhol: "Considero-me um grande fã de ténis e gosto muito de Carlos Alcaraz", disse o Papa.
Por coincidência, Carlitos está a participar no Masters 1000 de Roma, onde procura voltar à ação depois de ter falhado o Mutua Madrid Open devido a uma lesão. O jogador de Múrcia fará a sua estreia hoje contra Dusan Lajovic.