Mais

Surpresa em Roma: Sebastian Ofner vence a estrela americana Tiafoe

Sebastian Ofner está qualificado para os oitavos de final
Sebastian Ofner está qualificado para os oitavos de finalZUMA Press Wire / Shutterstock Editorial / Profimedia
Sebastian Ofner surpreendeu no ATP Masters de Roma. Num jogo emocionante de três sets, o jogador da Estíria derrotou o número 15 dos Estados Unidos, Frances Tiafoe, por 6:2, 6:7 e 6:3.

Recorde as incidências da partida

Sebastian Ofner passa aos dezasseis avos-de-final do ATP Masters de Roma. Graças a um desempenho convincente, o jogador da Estíria, que teve de passar por duas rondas de qualificação, derrotou o americano Frances Tiafoe por 6:2, 6:7 e 6:3.

Ofner teve um início de sonho e conseguiu o serviço do número 15 do torneio logo no primeiro jogo. De seguida, não perdeu um único ritmo nos seus jogos de serviço e selou o encontro a 4:2 quando quebrou novamente o serviço de Tiafoe. O jogador de 28 anos converteu o seu primeiro set point após 28 minutos para ganhar o set.

Frances Tiafoe recupera no tiebreak

Num segundo set equilibrado, foi novamente Ofner quem conseguiu colocar a primeira pedra no sapato. Conseguiu o break seguinte no quinto jogo, mas o americano respondeu apenas três jogos depois, levando o serviço de Ofner a zero para fazer 4:4.

Assim, o jogo foi para o tie-break, que rapidamente passou a favor de Tiafoe: A estrela norte-americana não permitiu um mini-break e venceu a ronda por 7-2.

Sebastian Ofner luta pela vitória

No terceiro e decisivo set, o ímpeto esteve inicialmente com Tiafoe, que esteve perto de um break nos dois primeiros jogos de serviço. Chegou mesmo a ter dois break points no terceiro jogo, mas Ofner manteve a calma nos momentos decisivos.

Desenvolveu-se um set muito disputado, em que o Estírio acabou por levar a melhor. Com uma vantagem de 3:2, Ofner ganhou três pontos de break no sexto jogo, o último dos quais aproveitou para assumir uma vantagem decisiva de 4:2. O claramente favorito Tiafoe foi então quebrado: Nos dois últimos jogos de serviço de Ofner, o jogador de 27 anos não conseguiu marcar um ponto.

Este é já o maior sucesso de Ofner desde a sua derrota na final em Maiorca, em junho de 2024, e um resultado notável dada a sua prolongada lesão no calcanhar. O vencedor entre Francisco Cerundolo e Nicolas Jarry espera-o nos oitavos de final.