Reveja aqui as principais incidências da partida
A impressionante vitória sobre Draper manteve vivas as suas hipóteses de conquistar o terceiro título da temporada e também o levou para o segundo lugar do ranking mundial, atrás de Jannik Sinner. O espanhol também conseguiu uma vaga entre os dois primeiros no Open de França, que começa no final deste mês.
O espanhol teve de dar o seu melhor para derrotar o quinto cabeça de série, Draper, que fez mais uma forte exibição na terra batida em Itália, depois de ter perdido a final do Open de Madrid para Casper Ruud.
Draper estava a tentar tornar-se o primeiro britânico a chegar aos quartos de final na capital italiana desde 2016, quando Andy Murray foi derrotado por Novak Djokovic na final, mas perdeu o controlo do primeiro set quando, depois de ter uma vantagem de dois jogos, foi quebrado duas vezes por Alcaraz, que depois assumiu a liderança do encontro.
E Alcaraz assegurou a vitória ao salvar dois break points num oitavo jogo de 10 minutos do segundo set, antes de quebrar Draper para fazer 5-4 no set e depois servir para o jogo à primeira tentativa.
O terceiro cabeça de série vai defrontar um dos actuais campeões de Roma, Alexander Zverev, e a esperança da casa, Lorenzo Musetti, o último par do dia no court central, nos quartos de final do Foro Itálico.