A britânica Raducanu, número dois mundial, venceu dois jogos consecutivos em Roma e chegou aos 32 avos-de-final do Open de Itália pela primeira vez na sua carreira.
"Ainda não me sinto muito confortável (na terra batida)", disse Raducanu à Sky Sports.
"Acho que, de certa forma, ajuda o facto de ter de estar super concentrada em todos os pontos, colocar os pés bem assentes e tentar não cair. Acho que estou a encontrar lentamente os meus pés", acrescentou.
A americana Coco Gauff sobreviveu a um susto no seu encontro, recuperando de um set de desvantagem para vencer a qualifier Victoria Mboko por 3-6, 6-2 e 6-1.
Gauff, número três mundial, vai defrontar Magda Linette na terceira ronda em Roma, depois de ter vencido, apesar de ter estado longe do seu melhor, num encontro que indicou um maior progresso da sua jovem adversária.
A canadiana Mboko jogou com uma maturidade que desafiou os 153 lugares que a separam de Gauff no ranking mundial, num confronto em horário nobre no court central.
A jovem de 18 anos subiu do 333.º para o 156.º lugar desde o início do ano e o público do Foro Itálico rapidamente se apercebeu do seu jogo confiante e poderoso.
Mboko teve Gauff nas cordas no primeiro set, quebrando quatro vezes a antiga vencedora do Open dos Estados Unidos, mas acabou por ceder perante a sua adversária mais experiente, que é uma das favoritas à vitória geral depois de ter perdido para Sabalenka na recente final de Madrid.
"Foi um jogo difícil, a Victoria entrou a jogar um ténis duro, eu sabia que ela ia fazer isso por ter visto alguns dos seus jogos anteriores", disse Gauff.
"Mas no geral estou contente por ter conseguido melhorar o meu jogo", assumiu.
A atual número um mundial, Aryna Sabalenka, venceu a russa Anastasia Potapova por 6-2 e 6-2 em pouco mais de uma hora.
Sabalenka vai defrontar Sofia Kenin na próxima ronda, depois de a americana ter vencido outra russa, Anastasia Pavlyuchenkova, em sets diretos, por 6-3 e 6-0.
Sabalenka, de 27 anos, chegou à final dos seus últimos quatro torneios, vencendo ambos em Madrid e noutra série 1000 em Miami.
"Sei que se levar o meu melhor jogo e o meu espírito de luta para o court, sei que posso ganhar este torneio", disse Sabalenka aos jornalistas.
Alcaraz fora do caminho
Carlos Alcaraz ultrapassou Dusan Lajovic por 6-3 e 6-3 em uma hora e 23 minutos no seu primeiro encontro desde que sofreu uma lesão na coxa na derrota na final do Open de Barcelona contra Holger Rune, no mês passado.
O espanhol mostrou alguns sinais de ferrugem, com 22 erros não forçados, mas superou o qualifier sérvio Lajovic e mostrou-se positivo com a sua exibição de regresso.
"Foi uma grande prestação, um grande nível, o que foi um pouco surpreendente para mim, mas estou muito feliz", disse Alcaraz.
Alcaraz vai agora defrontar Laslo Djere, que venceu Alex Michelsen por 6-0 e 6-3, na terceira ronda, enquanto espera uma potencial final com Jannik Sinner, número um mundial, na capital italiana.
Sinner regressa à competição este sábado, depois de ter estado três meses suspenso por doping, quando defrontar Mariano Navone, perante uma multidão que se espera partidária.
Alcaraz disse mais tarde aos jornalistas que iria relaxar no seu dia de folga, ficar de olho na partida de Sinner e ir assistir ao jogo do seu amigo Patric pela Lazio, da Série A, contra a Juventus no vizinho Estádio Olímpico.
A esperança da casa, Lorenzo Musetti, abriu a semana, a sua primeira no top 10 do ranking mundial masculino, com uma vitória por 6-3 e 6-2 sobre o qualifier Otto Virtanen.
Musetti, finalista vencido em Monte Carlo no mês passado, tem como próximo adversário o norte-americano Brandon Nakashima e poderá defrontar Daniil Medvedev nos oitavos de final, depois de o campeão de Roma de 2023 ter superado facilmente o britânico Cameron Norrie por 6-4 e 6-2, para marcar um confronto na terceira ronda com Alexei Popyrin.
O nono cabeça de série, Rune, vai defrontar Courentin Moutet, que passou depois de o compatriota Ugo Humbert se ter retirado lesionado, na terceira ronda, depois de ter vencido um jogo emocionante com Francisco Comesana por 3-6, 6-3 e 6-4.