Recorde as incidências da partida
Sabalenka, número um mundial, superou um jogo difícil com a antiga vencedora do Open da Austrália, Kenin, para marcar um confronto com Marta Kostyuk, que derrotou Leylah Fernandez por 6-4 e 6-2.
A bielorussa tem uma grande oportunidade de conquistar o seu primeiro título em Roma e o terceiro título da série 1000 da época, depois de a tricampeã Iga Swiatek ter sido eliminada por Danielle Collins no sábado.
Sabalenka chegou à final dos seus últimos quatro torneios, vencendo em Miami e em Madrid, e é agora a grande favorita no Foro Itálico, mesmo depois da exibição abaixo do esperado este domingo.
A finalista vencida do ano passado não esteve nas corridas no primeiro set, errando constantemente os seus backhands antes de parecer queixar-se da superfície do court central.
E continuou a lamentar o seu jogo, mesmo quando lentamente deu a volta ao encontro, quebrando Kenin à sétima tentativa no segundo jogo do terceiro set, antes de ser imediatamente quebrada de novo.
Mas no final, Sabalenka foi demasiado forte para Kenin, mostrando o seu espírito de luta mesmo quando lutava contra o seu próprio desempenho.
Fils e Medvedev avançam
Carlos Alcaraz vai continuar a sua tentativa de conquistar o primeiro título em Roma quando entrar no court central para defrontar Laslo Djere no último encontro do dia.
O terceiro cabeça de série masculino, Alcaraz, poderá defrontar Jannik Sinner na final, uma vez que o italiano afastou Mariano Navone no sábado, no seu primeiro jogo desde o fim da sua proibição de doping de três meses.
Arthur Fils recuperou de um set de desvantagem para vencer o antigo finalista de Roma, Stefanos Tsitsipas , por 2-6, 6-4 e 6-2, num jogo emocionante na Grand Stand Arena.
O francês Fils preparou um potencial confronto com o atual campeão Alexander Zverev, que enfrenta o qualifier lituano Vilius Gaubas.
Daniil Medvedev venceu Alexei Popyrin por 6-4 e 6-1 e poderá enfrentar a esperança da casa Lorenzo Musetti, que se segue a Sabalenka no court central contra Brandon Nakashima.