Mais

Ténis: Sinner elimina Casper Ruud com exibição estratosférica

Jannik Sinner com grande exibição
Jannik Sinner com grande exibiçãoFILIPPO MONTEFORTE / AFP
Vitória impressionante do italiano, que literalmente asfaltou o tenista norueguês, aplicando-lhe um impiedoso 6-0 6-1. O tenista de Oslo parecia impotente perante a derrota do número um mundial.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Tinha dito que queria jogar mais um ou dois encontros para encontrar o seu ritmo Jannik, mas parece que tomou gosto pela coisa e agora quer ganhar o torneio.

Perante um Ruud, especialista da superfície e em excelente forma, o número um mundial jogou de forma sensacional, martelando o seu adversário à sua maneira e não lhe dando qualquer hipótese desde o início do encontro. Resultado final: 6-0 6-1. Alcaraz, hoje não distraído por nenhum jogo de futebol, está avisado. Ainda mais cedo, Tommy Paul, que terá de o defrontar nas meias-finais.

O início de Sinner foi impressionante. Começou logo de forma agressiva, batendo em cheio no norueguês, que parecia indefeso, e arrancando-lhe dois breaks com uma vantagem de 12-1. Aos 4-0, Ruud tentou sacudir a situação, aproveitando um erro numa bola curta de Sinner, mas, a longo prazo, ainda teve de ceder outro break point aos 30-40, que Sinner aproveitou para fechar com um violento smash.

O norueguês não conseguiu deixar os nervos de lado e tentou evitar que o italiano fechasse o set a 40-15, salvando dois set points, mas na terceira tentativa o sul-tirolo bateu um bagel impiedoso em que Ruud não conseguiu marcar um único winner.

No segundo set, Ruud teve um início um pouco melhor, chegando mesmo a marcar o primeiro ás a 30-30, mas sob as marteladas de Sinner, que não lhe davam descanso, foi novamente forçado a ir para as vantagens. Apesar de servir a 210km/h, Sinner continuou a responder e olhou para o seu canto desconsolado. Tentou também uma bola curta, mas foi ineficaz e Sinner conseguiu um break point que explorou com outro forehand impressionante. Vantagem de 7-0 para o Highlander.

Depois de consolidar o break sem qualquer problema, Jannik voltou a colocar o norueguês em crise ao fazer 15-40 e obter mais dois break points. Ruud conseguiu salvá-los desta vez e, nas vantagens, conseguiu ganhar um jogo, que celebrou levantando as mãos para o céu e dando um suspiro de alívio.

É evidente que o norueguês tem de se esforçar ao máximo para tentar ganhar alguma coisa neste encontro, expondo-se assim às possibilidades de erro. No quinto jogo, com 3-1 para Sinner, animado pelo jogo que tinha ganho, chegou mesmo a olhar para a frente, mas o implacável italiano conseguiu outro break point que marcou com um poderoso forehand que Ruud não conseguiu manter no court.

Foi um massacre para o jogador de 26 anos de Oslo, de tal forma que até o público de Roma o aplaudiu a cada ponto. É claro, no entanto, que ele não vê a hora de entrar no chuveiro e, no 5-1, Sinner consegue mais três break points que valem outros tantos match points. Jannik fecha o jogo com 6-0 6-1 contra o campeão de Madrid e vai defrontar Tommy Paul nas meias-finais de Roma.