Recorde aqui as incidências do encontro
O número um mundial, Sinner, recuperou de um set de desvantagem perante um court central lotado para continuar a sua marcha em direção ao primeiro título no Foro Itálico.
Depois de um início estranhamente lento, Sinner voltou a exibir-se em boa forma no court central, onde, desde que regressou à ação na semana passada após três meses de suspensão por doping, aumentou a série de imbatibilidade para 26 jogos.
O jovem de 23 anos vai enfrentar Alcaraz, o último homem a derrotar Sinner na final do Open da China no início de outubro, com todos os olhos postos numa potencial final entre os dois em Roland Garros no próximo mês.
Uma vitória de Sinner contra o rival daria o título masculino de Roma a um italiano pela primeira vez desde Adriano Panatta em 1976.
Alcaraz garantiu o seu lugar na final na sexta-feira, ao vencer o compatriota de Sinner, Lorenzo Musetti, por 6-3 e 7-6(4).
O tetracampeão de Grand Slams superou Musetti e as condições de vento em pouco mais de duas horas para chegar à sua quarta final da temporada.