Reveja aqui as principais incidências da partida
Paul venceu em dois sets, 7-6 (7/4), 6-3, e vai defrontar o n.º 1 do mundo Jannik Sinner ou o n.º 7 Casper Ruud da Noruega na sexta-feira à noite por um lugar na final.
Paul e Hurkacz defrontaram-se nesta fase da competição há um ano no Foro Itálico, com o americano a vencer por 7-5, 3-6 e 6-3. Depois, nas meias-finais, perdeu para o chileno Nicolas Jarry.
Depois de ter derrotado o argentino Francisco Cerundolo, 18.º do ranking, especialista em terra batida, nos oitavos de final, Sinner enfrenta outro teste contra Ruud, o primeiro jogador do Top 10 do mundo que enfrenta desde o seu regresso ao ténis competitivo.
O norueguês acaba de ganhar o Masters 1000 de Madrid e disputou duas finais em Roland Garros (2022, 2023), o principal objetivo de Sinner no seu regresso à competição após a suspensão de três meses por dois testes positivos de doping para um anabolizante por contaminação acidental.
Se Sinner chegar aos quartos de final, juntar-se-á ao compatriota Lorenzo Musetti (9.º), que eliminou o número 2 do mundo e atual campeão Alexander Zverev na quarta-feira à noite.
Seria a primeira vez desde o início da era Open (1968) que dois italianos estariam nas meias-finais em Roma, e também a primeira vez que dois italianos seriam semifinalistas no mesmo Masters 1000 desde a criação desta categoria em 1990.