Mais

Ténis: Paolini agrada ao público local, ao vencer Stearns e chegar à final de Roma

Jasmine Paolini, de Itália, reage durante a meia-final contra Peyton Stearns, dos EUA
Jasmine Paolini, de Itália, reage durante a meia-final contra Peyton Stearns, dos EUAAndreas Solaro / AFP
Jasmine Paolini chegou à final do Open de Itália esta quinta-feira, depois de acabar com a impressionante campanha de Peyton Stearns no torneio de Roma por 7-5 e 6-1.

Recorde as incidências da partida

A esperança da casa e sexta cabeça de série, Paolini ,tornou-se a terceira mulher italiana a chegar à final do Foro Italico, e a primeira desde que a sua parceira de pares, Sara Errani, foi derrotada por Serena Williams em 2014.

A jogadora de 29 anos vai defrontar Coco Gauff e a chinesa Zheng Qinwen, que derrotou a número um mundial Aryna Sabalenka na noite de quarta-feira, sendo este o último jogo do dia no court central.

Paolini era a favorita para ultrapassar Stearns, mas logo no início a sua adversária americana mostrou por que razão chegou à sua primeira meia-final da série 1000, eliminando uma sucessão de grandes nomes, incluindo Naomi Osaka e a quinta cabeça de série, Madison Keys.

Paolini parecia estar fora do ritmo quando perdeu os primeiros três jogos da partida de forma surpreendentemente tímida, servindo fracamente e errando uma série de golpes simples.

Mas, lentamente, começou a forçar-se a voltar à competição, pressionando Stearns a encontrar pancadas com o seu serviço e encontrando mais potência e precisão no seu forehand.

A frustração de Stearns ficou bem patente depois de ter sido quebrada, para permitir que Paolini servisse para o set, atirando a raquete para o saco antes de se repreender no seu lugar.

E uma quebra de serviço no terceiro jogo do segundo set desanimou Stearns, cujo destino foi selado dois jogos mais tarde, quando Paolini aproveitou o terceiro de três pontos de break, gritando a sua alegria para os seus encantados adeptos nas bancadas do court central, antes de terminar confortavelmente o jogo.

Paolini ainda pode vencer os torneios de simples e de duplas femininas, já que ela e Errani enfrentarão Mirra Andreeva e Diana Shnaider nas meias-finais, na sexta-feira.