Iga Swiatek (1.ª do ranking), Aryna Sabalenka (2.ª) e Coco Gauff (3.ª) estão todas qualificadas para as meias-finais do WTA 1000 de Roma, que serão disputadas esta quinta-feira.
A última vez que as tenistas do top 3 do ranking jogaram juntas as meias-finis de um torneio importante (de nível maior que WTA 250) foi em Roland Garros 2023, com Serena Williams (1.ª), Maria Sharapova (2.ª) e Victoria Azarenka (3.ª).
As contas não incluem, naturalmente, os WTA Finals, evento que reúne apenas as oito melhores do mundo.
Foi em 2013 também a última vez que a número 1 e a número 2 do mundo foram semifinalistas de um WTA 1000 por duas vezes seguidas (Miami e Madrid 2013).
O feito se repete agora com Swiatek e Sabalenka, que disputaram a final do Open de Madrod há duas semanas.
Outro recorde que as top 3 atingiram no Foro Italico: esta será apenas a segunda meia-final de um WTA 1000 na história com as três tenistas mais bem classificadas do mundo, depois de Doha em 2013.
Os duelos em Roma
Aryna Sabalenka avançou para a meia-final do WTA 1000 de Roma esta quarta-feira, ao superar a letã Jelena Ostapenko (10.ª) por 6-2 e 6-4.
A número 2 do mundo vai lutar por uma vaga na final contra a vencedora da partida entre a imortal Victoria Azarenka (hoje 24.ª do ranking) e Danielle Collins (13.ª).
A outra meia-final será entre a polaca Iga Swiatek e a norte-americana Coco Gauff – siga a partida em tempo real.
Ambas já se enfrentaram 10 vezes na carreira, e Swiatek perdeu apenas uma vez.