Recorde aqui as incidências do encontro
O espanhol, número três mundial, superou a resistência obstinada do polaco e venceu por 6-4, 6-7 (5/7) e 6-3, preparando um confronto com o australiano Alex de Minaur na final de domingo.
"Foi um primeiro set muito disputado. Penso que ele teve oportunidades para fazer 0-6, por isso tentei lutar em cada bola, em cada ponto. Só tentei manter-me no jogo, continuar a lutar o tempo todo e valeu a pena",disse Alcaraz.
Alcaraz teve um início lento, quebrando logo no primeiro jogo de serviço e permitindo a Hurkacz ganhar uma vantagem de 0-3 no primeiro set. Alcaraz enfrentou outro break point no serviço seguinte, mas salvou-o com um glorioso forehand cruzado e conseguiu segurá-lo. Sobreviveu a mais três pontos de break e depois lutou para voltar ao jogo com um break seu, agarrando na partida com um golpe de forehand após um longo rali.
O momento mudou a favor do espanhol e uma dupla falta de Hurkacz deu ao cabeça de série a oportunidade de servir para o set. Mais uma vez, Hurkacz teve a oportunidade de quebrar, mas Alcaraz manteve-se firme e fechou o set com um golpe de vólei de forehand.
Depois da reviravolta do primeiro set, o segundo decorreu de forma mais convencional, com serviço até ao tie-break, que também foi disputado, com os dois jogadores a desperdiçarem oportunidades de ganhar vantagem. Mas uma dupla falta de Alcaraz a 4-5 deu a Hurkacz uma oportunidade, e o polaco não precisou de mais nenhum convite, vencendo o set graças a um erro do espanhol.
O set decisivo começou da mesma forma que o primeiro, com uma quebra de serviço precoce - desta vez para Alcaraz, que levou o público ao rubro. Este facto acabou por ser suficiente para quebrar a resistência polaca, uma vez que Hurkacz não conseguiu ferir o serviço de Alcaraz. Ao servir a 5-3 para o jogo, Alcaraz garantiu um lugar na sua 22.ª final do circuito ATP com um winner de forehand na linha de fundo.
"Quero ser o primeiro jogador espanhol a ganhar este torneio. Vou tentar. Estou muito feliz por poder jogar uma final em Roterdão", disse o jovem de 21 anos.
Feliz com o nível
Na primeira semifinal de sábado, De Minaur pôs fim à extraordinária série de derrotas do qualifier italiano Mattia Bellucci com uma vitória em sets diretos. O australiano foi demasiado consistente para o propenso a erros Bellucci, que não foi capaz de repetir os feitos anteriores contra Daniil Medvedev e Stefanos Tsitsipas, perdendo por 6-1 e 6-2.
"Estou muito feliz com o nível de hoje. Ele tem jogado com muita confiança durante toda a semana, por isso sabia que ia ser uma batalha muito dura", acrescentou o australiano, terceiro cabeça de série.
Vice-campeão no ano passado contra o número um mundial Jannik Sinner, De Minaur teve uma passagem confortável para a final, vencendo todos os seus encontros em sets diretos.
"O público neerlandês trata-me sempre muito bem e eu adoro voltar aqui. Por isso, espero conseguir um título desta vez", disse.