Mais

Roterdão: Rune mantém-se na rota de Carlos Alcaraz

Rune manteve o seu registo perfeito contra Sonego
Rune manteve o seu registo perfeito contra SonegoČTK / imago sportfotodienst / Andre Weening
Holger Rune avançou para a segunda ronda do Open de Roterdão ao derrotar o italiano Lorenzo Sonego por 7-6 (4) e 6-4 no torneio de Roterdão, na noite de terça-feira, num encontro renhido em que o dinamarquês mostrou porque é que já foi número quatro mundial.

Foi a terceira vitória de Runes em três possíveis contra o italiano e, ao mesmo tempo, o seu 44.º triunfo em recinto fechado desde o início de 2022. Durante o encontro de duas horas e 11 minutos, Runes teve 13 break points, dos quais aproveitou dois. Já passava da meia-noite de quarta-feira quando Rune conquistou o seu segundo match point com um excelente remate de forehand.

Três dias depois de ter vencido dois encontros no mesmo dia e de ter contribuído para a vitória da Dinamarca sobre a Sérvia na Taça Davis, Rune parecia muito concentrada no court.

Rune teve oportunidades para quebrar o serviço vezes sem conta nos jogos de Sonego e quebrou para ficar com uma vantagem de 2-1. Teve também uma oportunidade para fazer 4-1, mas o italiano aguentou 2-3 e depois quebrou para 3-3 quando fez três pontos terríveis seguidos.

Rune teve até sete oportunidades de break contra Sonego no primeiro set, mas Rune foi muitas vezes demasiado passivo quando teve a oportunidade e Sonego escapou com um winner improvável. Assim, o jogo foi para o tie-break, onde Rune mostrou a sua verdadeira força quando realmente importava e venceu por 7-4.

Este cenário manteve-se no segundo set. Rune teve muitas oportunidades para quebrar, mas Sonego manteve-se no jogo com um ténis brilhante nos momentos decisivos.

"Ele joga um ténis inacreditável sempre que consigo um break", gritou Rune, frustrado.

Os dois jogadores mantiveram o serviço até 5-4, altura em que Rune voltou a ter dois break points, que aproveitou para fazer valer a sua segunda bola de jogo.

Na segunda ronda, Rune vai defrontar o número 44 do mundo, Pedro Martinez. Este derrotou o compatriota Roberto Bautista-Agut por 6-3 e 6-2 na terça-feira.

Num possível quarto de final, Rune poderá enfrentar o cabeça de série Carlos Alcaraz.