O número três do mundo, que pretende tornar-se o primeiro espanhol a triunfar em Roterdão, vai defrontar o vencedor do último jogo dos quartos de final, entre o russo Andrey Rublev e o polaco Hubert Hurkacz.
"Estou muito contente com a minha prestação de hoje. Acho que joguei a um nível muito elevado. Não houve altos e baixos, que é algo em que estou muito concentrado", disse Alcaraz.
Foi a primeira vez que os dois jogadores espanhóis se defrontaram no circuito profissional e Alcaraz mostrou a diferença de classe que existe entre ele e Martinez, 41 lugares abaixo. Não perdeu tempo a impor-se no encontro, quebrando o serviço de Martínez logo no primeiro jogo. O segundo break seguiu-se rapidamente. Alcaraz fechou o primeiro set com um ás.
O padrão repetiu-se no início do segundo set. Martinez foi o arquiteto da sua própria desgraça, perdendo o primeiro jogo de serviço com uma dupla falta e um forehand selvagem. Outro erro não forçado de Martinez deu a Alcaraz o seu segundo break do set no quinto jogo, que também apresentou a melhor jogada do encontro, com ambos os jogadores a percorrerem todos os cantos do court.
Alcaraz fechou o jogo com mais um break, acabando com o seu adversário com um forehand cruzado, o seu 29.º winner, em pouco mais de uma hora.
"A cada jogo que disputo, estou a melhorar. Espero poder terminar a semana com o troféu", disse Alcaraz.