Mais

Ténis: Belluci consegue mais uma reviravolta ao eliminar Tsitsipas em Roterdão (0-2)

Belluci está a ter uma semana inesquecível
Belluci está a ter uma semana inesquecívelHollandse Hoogte / Shutterstock Editorial / Profimedia
Stefanos Tsitsipas (26 anos) foi a mais recente vítima da extraordinária campanha de Mattia Bellucci (23 anos) no Open de Roterdão, na sexta-feira, com o qualifier italiano a passar às meias-finais com uma reviravolta de 6-4 e 6-2.

Recorde as incidências do encontro

O número 12 do mundo, Tsitsipas, nunca conseguiu lidar com o serviço canhoto de Bellucci e com a combinação de backhands planos e forehands pesados, intercalados com drop shots bem disfarçados.

"No início da semana, eu jamais esperaria esse resultado", disse Bellucci, que nunca havia chegado à meia-final de um evento ATP 500.

"Eu estava a divertir-me muito. Hoje (sexta-feira) acho que joguei até melhor, tecnicamente falando, contra um grande adversário, mas estava com a mentalidade de lutar por cada ponto", disse o italiano.

Bellucci, 92º do ranking mundial, já tinha demonstrado a sua capacidade de matar gigantes ao derrotar o segundo cabeça de série Daniil Medvedev na ronda anterior.

O italiano dificultou a vida a Tsitsipas desde o primeiro set, recuperando de forma impressionante e surpreendendo o jogador grego com drop shots. Depois de quebrar Tsitsipas a 4-4, Bellucci não cometeu erros ao servir para fechar o set, salvando um break point no caminho e selando o jogo quando o seu adversário empurrou um backhand longo.

As dificuldades de Tsitsipas, sexto cabeça de série, continuaram no início do segundo set, com Bellucci a quebrar o serviço e a ganhar uma vantagem de 3-1, mais uma vez atraindo o seu adversário com um inteligente drop shot.

Tsitsipas foi o arquiteto da sua própria queda no seu jogo de serviço seguinte, cedendo uma segunda quebra de serviço com uma dupla falta no break point.

As estatísticas do encontro
As estatísticas do encontroFlashscore

Salvou um match point quando perdia por 5-1, tal como tinha feito na ronda anterior contra o herói local Tallon Griekspoor, mas desta vez não houve qualquer milagre e Bellucci serviu para vencer o encontro com um ponto de amor, sendo aclamado por um público muito atento.

À espera de Bellucci na meia-final está o australiano Alex De Minaur, vice-campeão do ano passado, que não perdeu tempo e afastou o lucky loser alemão Daniel Altmaier por 6-1 e 6-4.