Recorde as incidências da partida
Uma vez que os colegas neerlandeses de Griekspoor foram eliminados dos torneios de singulares e de pares, as esperanças do público - constituído principalmente por crianças entusiastas - recaíram sobre os ombros do jogador de 28 anos.
Depois de um início de jogo forte, com dois ases, o herói dos anfitriões, Griekspoor, não conseguiu responder ao serviço do seu colega Berrettini na fase inicial do encontro. Mas foi Griekspoor quem deu o primeiro golpe, quebrando o italiano no sexto jogo do primeiro set, depois de o neerlandês ter aproveitado uma dupla falta e uma devolução precipitada após um deslize.
Griekspoor - nascido a apenas uma hora de carro de Roterdão - perdeu mais um jogo antes de terminar o set com um serviço sólido, no qual ganhou 20 dos seus 23 pontos de serviço.
Num segundo set muito disputado, nenhum dos jogadores cedeu um jogo de serviço, com os pontos de retorno a representarem apenas 22 dos 105 match points antes do tie-break do segundo set. Berrettini tomou a iniciativa rapidamente e manteve Griekspoor à distância, forçando um terceiro set decisivo depois de vencer o tie-break por 7-2.
O terceiro set começou em grande parte seguindo o mesmo guião dos dois primeiros: nenhum dos jogadores mostrou qualquer piedade nos seus jogos de serviço. Berrettini ameaçou quebrar Griekspoor no terceiro jogo, mas apenas chegou a 30-0 antes de Griekspoor recuperar e rapidamente terminar o jogo, assumindo uma vantagem de 2-1.
Berrettini lutou e levou o jogo a um empate de 2:2, servindo a 229km/h, demonstrando força e resistência após quase duas horas de jogo. O italiano esteve perto de quebrar Griekspoor, mas numa partida com apenas dois break points, Griekspoor aguentou-se.
O neerlandês confirmou a sua incapacidade para ameaçar o serviço de Berrettini, tendo apenas conseguido dois pontos de retorno no terceiro set. Este foi, portanto, decidido noutro tie-break, depois de Griekspoor ter sido incapaz de fazer face ao jogo de serviço implacável de Berrettini.
Graças a um excelente jogo de serviço, Griekspoor manteve a vantagem, abrindo o tiebreak e vencendo os pontos-chave de um jogo muito disputado. Uma sequência fantástica com dois breaks terminou o encontro a favor de Griekspoor, que derrotou Berrettini por 7-4 num tie-break incrivelmente apertado.
Tsitsipas à espera na fila
Semifinalista no torneio de Roterdão do ano passado, Griekspoor vai defrontar o grego Stefanos Tsitsipas nos quartos de final do ABN AMRO Open, depois de ter vencido Harold Mayot na primeira ronda. Os dois já se defrontaram uma vez, quando Tsitsipas derrotou Griekspoor por 6:2, 7:6(5), 6:3 no seu jogo da segunda ronda do Open da Austrália de 2023.