Intocável na final de domingo contra o alemão Alexander Zverev, número 2 do mundo, o número 1 do mundo conquistou o seu segundo título consecutivo no Open da Austrália, o seu terceiro título do Grand Slam depois do Open dos Estados Unidos de 2024.
Cansado da série de sete jogos que o levaram ao título, Sinner decidiu logicamente retirar-se em Roterdão e perderá assim os 500 pontos na classificação ATP que registou ao vencer o torneio no ano passado.
"O Open da Austrália foi longo e difícil para Jannik. É uma grande deceção para ele e para nós que os seus esforços o tenham impedido de jogar em Roterdão", lamentou o diretor do torneio, Richard Krajicek, vencedor de Wimbledon em 1996.
O búlgaro Grigor Dimitrov (11.º classificado), que desistiu no segundo set do seu jogo da primeira ronda do Open da Austrália devido a lesão, também se retirou.
Com a desistência de Jannik Sinner, Carlos Alcaraz , n.º 3 do mundo, será o cabeça de série n.º 1 em Roterdão, num torneio que conta também com Daniil Medvedev (n.º 7), Alex de Minaur (n.º 8) e Andrey Rublev (n.º 10).