Recorde as incidências da partida
Bellucci nunca tinha vencido um jogador do Top 10 na sua carreira profissional, tendo apenas defrontado Alexander Zverev nos oitavos de final do Masters de Xangai 2024. O jovem de 23 anos de Busto Arsizio chegou à segunda ronda depois de vencer o neerlandês Mees Rottgering, de 17 anos, na sua estreia no ATP.
Bellucci teve um início brilhante contra Medvedev, salvando um break point no primeiro jogo e mantendo Medvedev à distância. Uma quebra decisiva no oitavo jogo colocou Bellucci numa ótima posição para vencer o set, o que ele fez na primeira oportunidade.
A maratona do segundo set começou cedo e viu Medvedev assumir uma vantagem de 4-1 depois de anular um break point de Bellucci no terceiro jogo e quebrar o serviço logo em seguida. A luta pelo segundo set foi até o tie-break, no qual os dois quebraram o serviço um do outro em seis dos dez primeiros jogos.
Bellucci teve a oportunidade de encerrar a partida após conquistar um match point, mas cedeu três pontos consecutivos e viu o russo empatar o marcador.
Em Roterdão, seria necessário mais um terceiro set decisivo, depois da vitória de Tallon Griekspoor sobre Matteo Berrettini no último jogo da sessão da tarde. Neste, Bellucci lutou ponto a ponto, salvando seis break points nos três primeiros jogos. Um serviço de backhand surpreendeu Medvedev no terceiro jogo e colocou Bellucci em posição de fechar a partida com um lob perfeito, mandando Medvedev completamente para fora do caminho.
Quando a partida se aproximava da marca de três horas, Bellucci fez a diferença, quebrando Medvedev pela terceira vez para assumir uma vantagem de 5-3. O jovem de 23 anos da Lombardia fechou então o encontro com um jogo perfeito, garantindo os primeiros quartos de final de ATP-500 da sua carreira profissional.
