Com a irmã Serena, que se retirou no ano passado, na plateia, Venus Williams, que faz 43 anos no sábado, começou bem, mas foi-se abaixo quando Naef, uma suíça de 17 anos classificada no 202.º lugar do ranking mundial, conseguiu a sua primeira vitória no circuito em duas horas e 18 minutos.
"Não acredito que tive a oportunidade de jogar contra a Venus", disse Naef, que nasceu em 25 de junho de 2005, quando Williams estava a caminho do terceiro título de Wimbledon. "Ela é uma jogadora fantástica e um modelo a seguir para qualquer pessoa."
Williams, no 696.º lugar, foi admitida como wild card e competiu nos Países Baixos pela primeira vez na carreira. Este foi o seu primeiro jogo de singulares em relva desde Wimbledon, em 2021.
Jogou pela última vez em qualquer superfície em Auckland, em janeiro, onde perdeu o segundo jogo com Zhu Lin da China, sofrendo uma lesão no tendão que a forçou a desistir do Open da Austrália.
Na terça-feira, Williams quebrou o serviço no oitavo jogo a caminho de ganhar o primeiro set.
De seguida, quebrou no quinto jogo do segundo set. Mas Naef recuperou e venceu o tie-break antes de fugir com o triunfo, o primeiro no sorteio principal de um torneio WTA.
"Para mim, foi o maior palco que já joguei", disse ela no final do encontro. "Foi incrível e espantoso jogar em frente a um público tão grande. Estava muito nervosa, talvez se possa ver, mas tentei continuar e dar o meu melhor."
Na próxima ronda, a suíça vai defrontar a oitava cabeça-de-série, Caty McNally, que passou sem problemas pela também americana Katie Volynets por 6-2 e 6-1 em 65 minutos.