Para melhor classificar a sua forma atual, vale a pena dar uma vista de olhos aos torneios anteriores. Para além disso, o seu programa inclui alguns jogos marcantes nas próximas semanas. Uma perspetiva das suas próximas tarefas deverá mostrar as suas hipóteses de melhorar ainda mais.
Sebastian Ofner está a recuperar, passo a passo, após uma longa paragem por lesão. No seu regresso, em março de 2025, o jogador da Estíria teve um desempenho globalmente sólido no Challenger Tour. No primeiro torneio, em Múrcia, Ofner teve um desempenho irregular e foi eliminado na primeira ronda. Ganhou estabilidade em Girona e Menorca e chegou aos quartos de final em ambos os torneios. Em Menorca, o austríaco só perdeu para o eventual vencedor do torneio, Vilius Gaubas.
A nível ATP, o número 1 da Áustria celebrou um regresso bem sucedido em Madrid, com uma vitória sobre Hugo Gaston, antes de ser eliminado por Brandon Nakashima. Na qualificação para o Masters de Roma, Ofner impressionou com vitórias sobre Kamil Majchrzak e Yannick Hanfmann e garantiu um lugar no sorteio principal.
Ofner enfrentou Roberto Carballes Baena no jogo de abertura. A estrela da ÖTV venceu o primeiro set por 6:3 antes de o espanhol se retirar devido a lesão. Num duelo emocionante na segunda ronda, Ofner derrotou o 15.º cabeça de série Frances Tiafoe por 6:2, 6:7 e 6:3.
A participação de Ofner em Roma chegou ao fim na terceira ronda contra o argentino Francisco Cerundolo, para quem perdeu por 2:6 e 4:6.
Apesar da eliminação, o jogador de 29 anos teve um desempenho muito forte e provou que está de volta à sua antiga força após a pausa por lesão.
"Depois de ter estado de fora durante seis meses e meio, é muito agradável estar de volta a um nível tão elevado após tão pouco tempo. Estou totalmente recuperado, claro que são necessários muitos jogos semana após semana a este nível, mas quanto mais fácil se torna fisicamente também, por isso estou num bom caminho", disse a figura de proa austríaca na entrevista à Krone, expressando a sua satisfação com o regresso.
O Ranking Protegido está a ajudar Ofner no seu regresso. Este regulamento permite que um jogador participe em torneios após uma longa paragem por lesão, como se ainda tivesse a sua classificação anterior à lesão. O austríaco pode utilizá-lo num total de nove torneios. Até agora, só o utilizou em Madrid, poupando-se assim ao processo de qualificação.
A próxima vez que Ofner o utilizará será no Open de França, em Paris. Assim, tem a certeza de estar no sorteio principal e pode poupar energia para isso. E vai precisar delas, porque Ofner tem 100 pontos para defender pelo seu lugar na terceira ronda do ano passado.
Será uma fase emocionante que mostrará se Ofner pode continuar a sua tendência ascendente e, possivelmente, atingir novos máximos na carreira.