Musetti gerou polémica durante o seu encontro no Open da China, no mês passado, frente ao francês Giovanni Mpetshi Perricard, quando se queixou dizendo que os adeptos chineses “estão sempre a tossir”.
O último episódio ocorreu no duelo dos oitavos de final de Musetti frente a Felix Auger-Aliassime em Xangai, quando alguns adeptos foram ouvidos a tossir de forma ruidosa e aparentemente intencional enquanto o italiano servia no segundo set.
“Vamos, isto acontece em cada ponto”, disse o próprio Musetti, de 23 anos, ao árbitro Adel Nour após perder o serviço e ficar a perder por 2-5.
“Compreendo que possa acontecer uma vez... Enganei-me, está bem, mas isto não pode ser em cada ponto. É demais. Diga qualquer coisa".
O italiano acabou por perder o encontro 6-4, 6-2.
Após o incidente em Pequim, Musetti publicou um longo pedido de desculpas no Instagram.
“Quero pedir desculpa sinceramente pelo que disse num momento de frustração durante o meu encontro”, escreveu.
“As minhas palavras eram dirigidas apenas a algumas pessoas do público que tossiam repetidamente e estavam a interromper o jogo. Em nenhum caso eram dirigidas ao povo chinês. Aconteceu num momento de stress e tensão no segundo tie-break, mas mesmo assim, isso não é desculpa".
Musetti não é o único jogador que provocou o desagrado dos adeptos chineses recentemente.
A norte-americana Taylor Townsend também pediu desculpa por comentários depreciativos sobre a comida servida antes das finais da Taça Billie Jean King em Shenzhen, no mês passado.