Ténis: Frances Tiafoe virou-se contra o árbitro após derrota em Xangai
Recorde as incidências da partida
Safiullin venceu o 13.º cabeça de série, Tiafoe , por 5-7, 7-5 e 7-6, numa partida de três horas em que o americano perdeu a calma quando recebeu uma violação de tempo, enquanto servia, com o resultado empatado a 5-5 durante o tiebreak do último set.
"Não, não, eu joguei a bola para cima... Estava pronto para servir. Meu, é essa a regra", disse Tiafoe repetidamente, enquanto se dirigia para a rede e tentava convencer o árbitro equatoriano Jimmy Pinoargote.
"Não estou a acreditar, é o segundo serviço", respondeu o árbitro, pondo fim à discussão ao anunciar "segundo serviço" ao microfone. Tiafoe acabou por perder o ponto e, eventualmente, o jogo.
Depois de apertar a mão de Safiullin na rede, Tiafoe dirigiu a sua raiva a Pinoargote, atirando repetidamente palavrões ao árbitro enquanto regressava ao seu lugar, enquanto a pequena multidão de adeptos que tinha ficado para trás se ria do comportamento do tenista.
A ATP não fez comentários imediatos sobre o incidente, mas o livro de regras diz que o jogador de 26 anos pode esperar ser multado, com o montante a subir para 60.000 dólares (45.000 libras) por cada infração em torneios Masters 1000.
Tiafoe, que está classificado em 17.º lugar no ranking mundial, teve um final de época em que chegou às finais do Citi Open e do Cincinnati Open e também avançou para as meias-finais do US Open.