Mais

Ténis: Rinderknech elimina Medvedev e vai disputar a final do Masters 1000 de Xangai contra o primo

Arthur Rinderknech na final em Xangai
Arthur Rinderknech na final em XangaiLINTAO ZHANG / GETTY IMAGES ASIAPAC / Getty Images via AFP

A perder Daniil Medvedev por um set, Arthur Rinderknech deu a volta por cima e venceu em três sets (4-6, 6-2, 6-4). Na final do Masters 1000 de Xangai, vai defrontar... o primo Valentin Vacherot.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Em busca de um novo fôlego ao lado de Thomas Johansson, Daniil Medvedev está de volta à ribalta durante esta digressão asiática. Mas o russo ainda tem um longo caminho a percorrer, tendo sido eliminado por Arthur Rinderknech em três sets (4-6, 6-2, 6-4).

Nas meias-finais do Masters 1000 de Xangai, o russo teve Rinderknech pela mão desde o início e quebrou no segundo serviço do francês. Medvedev esteve perto de tomar o serviço do seu adversário pela segunda vez a 4-2, mas abriu a porta a 4-3 (30-40) antes de a fechar rapidamente para vencer por 6-4 com um ténis limpo e menos arriscado do que o de Rinderknech (11 winners contra 2 erros não forçados contra 18 e 8), que conseguiu atacar a rede com sucesso (14/19), mas não o suficiente para compensar a sua falta de empenho.

Depois de uma "pausa para ir à casa de banho", Rinderknech regressou conquistador e foi ele que quebrou primeiro para liderar por 2-0 e provocar a irritação de Medvedev... que voltou a empatar: 0-30 e depois 30-40. O francês salvou este break point com um voleio. Salvou mais 4 antes de ganhar o seu jogo de serviço e confirmar a sua vantagem. Mas o russo mantém a pressão. Graças a um lob preciso, teve outro break point, salvo por um serviço vencedor, mas Rinderknech não cedeu. Melhor ainda, terminou o segundo set no serviço de Medvedev (6-2).

Os dois homens mantiveram-se na perfeição até ao 2-2. No seu serviço, Rinderknech teve de evitar um break point, mais uma vez subindo à rede. Será que este aviso assinalou um ponto de viragem, uma vez que as duas horas de jogo tinham acabado de passar? A 3-3, o francês estava de novo nas cordas, mas dois ases salvaram-no de um break point.

Com o primo Valentin Vacherot, que se tinha qualificado para a final depois de ter derrotado Novak Djokovic, a assistir, Rinderknech dispôs de um match point, mas o russo recusou-o e cometeu uma dupla falta a meio metro de distância.

O francês disputará assim a primeira final de Masters 1000 da sua carreira e fá-lo-á com a sua família.