Recorde as incidências da partida
Mertens foi derrotada por McCartney Kessler na final do Hobart International no mês passado, mas a belga esteve em grande forma no Kallang Tennis Centre, acertando 75% dos seus primeiros serviços para vencer a americana por 6-1 e 6-4.
Li não perdeu um set durante a sua corrida até à final, mas teve dificuldades com o seu serviço no início do encontro, com Mertens a tirar o máximo partido, conseguindo três quebras de serviço para vencer o primeiro set em 26 minutos
A norte-americana foi novamente quebrada no seu primeiro jogo de serviço do segundo set, mas foi fundo para quebrar Mertens pela primeira vez no jogo seguinte e começou a encontrar o seu ritmo no seu próprio serviço.
No entanto, enquanto servia para se manter no jogo com 5-4 abaixo, Li cometeu um par de erros não forçados para entregar o título à belga após uma hora e 22 minutos.
Mertens ficou encantada com o nono título de singulares da sua carreira no WTA Tour e o primeiro desde o Open de Monastir, na Tunísia, em outubro de 2023.
"É um título muito bom no início do ano - e especialmente depois de não ter conseguido o título em Hobart há três semanas. Estava muito ansioso por ganhar este torneio", disse o número 32 do mundo.
"Senti-me muito confortável nesta superfície e muito confortável em Singapura esta semana, por isso aproveitei isso e deu-me muita energia", acrescentou.
Na final de pares, as segundas cabeças-de-série Desirae Krawczyk, dos Estados Unidos, e Giuliana Olmos, do México, conquistaram o título depois de derrotarem o par chinês Wang Xinyu e Zheng Saisai, terceiro cabeça de série, por 7-5 e 6-0.