Recorde as incidências do encontro
Zverev, que chegou às finais dos outros três Grand Slams, mas nunca chegou sequer aos quartos de final em Wimbledon, vai defrontar o americano Taylor Fritz.
Fritz, que tem um pedigree em relva, tendo ganho três dos seus oito títulos ATP nesta superfície, derrotou Felix Auger-Aliassime por 6-4, 7-6(5) no sábado para chegar à sua primeira final este ano.
Zverev, de 27 anos, nunca esteve sob pressão no seu serviço, não oferecendo pontos de break, mas o cabeça de série ficou aquém quando teve duas oportunidades para quebrar Shelton, terceiro cabeça de série.
A sua falta de firmeza manteve-se no tie-break do primeiro set, quando deixou escapar três set points a 6-3, mas recompôs-se e venceu por 10-8.
Aprendeu com o primeiro set e passou o segundo no tie-break para vencer em pouco mais de duas horas.
"É a minha primeira final em relva desde 2017", disse Zverev, referindo-se à final de Halle, onde perdeu para Roger Federer. "Gosto de jogar nesta superfície. Vai ser uma grande luta contra o Taylor amanhã (domingo)".
Mais cedo, num encontro de grandes servidores, Auger-Aliassime venceu Fritz por 15-12 em ases, mas o canadiano de 24 anos cedeu no pior momento possível no primeiro set, perdendo o serviço com o americano a liderar por 5-4.
Fritz venceu o jogo num tie-break muito disputado no segundo set.
O torneio serve de aquecimento para Wimbledon, onde Fritz, apesar de o seu jogo ser adequado à relva, nunca foi além dos quartos de final.