As irmãs Andreeva foram sorteadas uma contra a outra no Open de Estugarda, mas todas as esperanças de assistir a uma rivalidade absorvente entre irmãs foram postas de lado quando Erika, de 20 anos, foi forçada a retirar-se com uma lesão no joelho quando estava a perder por 6-2 1-0.
Mirra derrotou as número um e dois do mundo Aryna Sabalenka e Iga Swiatek a caminho do título de Indian Wells no mês passado, mas a jovem de 17 anos disse que era mais difícil concentrar-se quando a sua irmã mais velha estava do outro lado da rede.
"Para mim, 75%-80% tem a ver com a minha preparação mental, porque não nos concentramos apenas em nós e não nos concentramos em como a vencer, mas também nos concentramos (nela) - será que ela se sente bem? Não sei", disse Mirra aos jornalistas: "Pergunto-me, como é que ela se sente? O que é que vamos fazer depois do jogo? Como é que vai ser? Todos esses pensamentos. Eu, não me concentro apenas em mim, mas também me concentro em prestar mais atenção a ela. Isso torna o jogo mais difícil para mim... Para me concentrar apenas em mim, é quase impossível quando jogo contra ela."
As duas já se tinham defrontado uma vez, em Wuhan, no ano passado, onde Erika - que está agora 90 degraus abaixo de Mirra no ranking - triunfou em sets diretos.
Mirra disse que sabia que Erika estava a lutar com uma dor no joelho, uma vez que partilham o mesmo quarto, mas também se divertiu ao derrotá-la pela primeira vez - apesar de a vitória não ter vindo nas circunstâncias ideais.
"Jogámos algumas vezes nos treinos quando éramos mais novas e, na verdade, até Wuhan, no ano passado, nunca jogámos um jogo oficial. Por isso, estávamos sempre a jogar alguns jogos nos treinos ou alguns tiebreaks", disse Mirra: "Mas, na maior parte das vezes, é claro que ela tem um registo de 90% de vitórias contra mim e esta é a primeira vez que ganho um set contra ela. Só sei que, claro, se ela estivesse a 100%, o resultado seria completamente diferente e o jogo também seria diferente. Mas tenho a certeza de que temos muito tempo para jogar e para mostrar o nosso grande nível de ténis."
Mirra Andreeva vai defrontar a compatriota Ekaterina Alexandrova nos oitavos de final.