O torneio é muito disputado, pois de acordo com o último ranking da WTA - cinco jogadoras entre as dez primeiras da lista vão estar em Tóquio. A jogadora mais bem classificada será Swiatek, com a americana Jessica Pegula, a cazaque Jelena Rybakina, a grega Maria Sakkari e a francesa Caroline Garcia também a seu lado.
A polaca é uma das quatro jogadoras que não vão disputar a primeira ronda. Isto significa que começará a competição um pouco mais tarde e enfrentará uma das representantes das anfitriãs - Mai Hontama ou Nao Hibino- na segunda eliminatória. Independentemente da rival, Swiatek será obviamente a favorita para este confronto. Se avançar, poderá defrontar Veronika Kudermietova nos quartos de final, o que significa que um encontro com outra jogadora do top 10 poderá ter lugar já nesta fase.
É fácil concluir que as coisas não vão ficar mais fáceis nas fases finais do torneio. Nas meias-finais, Rybakina pode ficar no caminho da polaca, mas terá de competir desde a primeira ronda, apesar da sua elevada classificação. Na terça-feira, a polaca defronta Linda Noskova. Um encontro entre Kazashka e a atual segunda classificada seria certamente um dos pontos altos do torneio japonês, digno de um embate nas fases finais de qualquer um dos Grand Slams.
Pegula, por outro lado, é a segunda cabeça de série em Tóquio, pelo que Swiatek só a poderá defrontar na final. A americana, se entrar bem no torneio, é muito provável que encontre Sakkari ou Garcia no seu caminho.
O torneio decorrerá até 1 de outubro.