Mais

Ténis: Qinwen Zheng vence Sofia Kenin e conquista o terceiro título da época em Tóquio

Zheng com o troféu
Zheng com o troféuYuichi Yamazaki / AFP
A chinesa Zheng Qinwen serviu de forma quase perfeita para derrotar a norte-americana Sofia Kenin por 7-6, 6-3 e conquistar o Pan Pacific Open, no domingo, o seu terceiro troféu da época.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Zheng bateu 33 winners e disparou 16 ases, conquistando a vitória em uma hora e 52 minutos sob um teto fechado, depois de uma forte chuva ter interrompido o primeiro set. A jovem de 22 anos junta o título de Tóquio às suas vitórias em Palermo e nos Jogos Olímpicos de Paris este ano.

O primeiro set foi um encontro muito disputado, sem uma única quebra de serviço, com Zheng a não conseguir converter cinco pontos de break, mas ela foi muito mais clínica no desempate e conquistou o título com um golpe de forehand.

O segundo set foi muito diferente, com Zheng a aguentar o início e a quebrar para 2-0 quando Kenin fez um backhand, antes de consolidar o break para fazer 3-0.

Kenin, a jogar com a coxa direita enfaixada, recusou-se a ficar calada e obrigou Zheng a defender o seu primeiro ponto de break do encontro, mas a potência e a precisão do serviço da chinesa número sete mundial revelaram-se demasiado fortes para a americana.

A vitória de Zheng melhorou o seu registo no Pan Pacific Open para 8-1, tendo a jogadora de 22 anos perdido na final de 2022 para Liudmila Samsonova na sua única participação anterior no torneio.

Também lhe garantiu o primeiro título em campo duro desde a sua vitória no Zhengzhou Open no ano passado e dar-lhe-á um impulso de confiança antes do WTA Finals do próximo mês na Arábia Saudita.

"Quero dar-te os parabéns. Fizeste um excelente trabalho, vi que estavas tapada com fita adesiva e jogaste apesar de estares magoada, conheço essa sensação. Você lutou tanto na quadra", disse Zheng sobre Kenin.

Apesar da vitória, a campeã do Aberto da Austrália de 2020, Kenin, pode tirar muitos pontos positivos de seu desempenho em Tóquio, onde perdeu apenas um set a caminho da final e derrotou a número nove do mundo, Daria Kasatkina.

Ela também foi vice-campeã do Aberto da França em 2020 e alcançou o número quatro da carreira naquela temporada, antes que lesões, doenças e problemas fora da quadra a fizessem cair no ranking.

"Gostaria de agradecer ao diretor do torneio por me ter dado o wildcard. Estou muito agradecida", disse Kenin: "Infelizmente, não consegui conquistar o título hoje, mas estou muito feliz com a semana que tive."