A suíça Bencic venceu Sofia Kenin, dos Estados Unidos, num duelo de três sets na outra meia-final em Tóquio.
A cazaque Rybakina, nascida em Moscovo, campeã de Wimbledon em 2022 e segunda cabeça de série na capital japonesa, garantiu na sexta-feira a qualificação para as WTA Finals, que encerram a temporada.
"Lamento muito não poder jogar hoje", afirmou Rybakina após desistir do duelo das meias-finais contra a checa Noskova, sexta cabeça de série: "Tenho tido problemas nas costas esta semana e não consigo jogar a 100 por cento. Fico triste por os meus adeptos não me poderem ver hoje, mas espero voltar a encontrar-vos no próximo ano."
Na sexta-feira, a número sete mundial garantiu a oitava e última vaga para as WTA Finals do próximo mês na Arábia Saudita ao vencer Victoria Mboko em dois sets diretos nos quartos de final.
Bencic, campeã olímpica em Tóquio e quinta cabeça de série, assegurou a presença na final de domingo ao derrotar Kenin por 7-6(5), 3-6, 6-2 num encontro equilibrado que durou duas horas e quinze minutos. A helvética já tinha alcançado a final em Tóquio há dez anos, quando tinha apenas 18 anos, tendo perdido para a polaca Agnieszka Radwanska.
