Reveja aqui as principais incidências da partida
O americano garantiu o seu lugar na quinta meia-final da época depois de ter perdido o serviço quando tentava fechar o que parecia ser uma vitória rápida, acabando por chegar pela primeira vez às meias-finais a este nível após 83 minutos.
O californiano vai disputar um lugar na final de quinta-feira, quando defrontar o quarto cabeça de série Ben Shelton, que venceu um quarto de final de Masters na sua quarta tentativa, derrotando o australiano Alex de Minaur 6-3, 6-4. Shelton fez 11 ases na sua vitória de 91 minutos e dominou nos rallies superiores a nove pancadas. O resultado pôs fim a uma sequência de sete vitórias consecutivas de de Minaur, campeão de Washington na semana passada.
"Estou muito contente com este desempenho. Demonstrei resistência mental do início ao fim", disse Shelton: "Esta vitória dá-me muita confiança e estou entusiasmado com a meia-final. As pessoas muitas vezes só me vêem como um sacador, não como um grande batalhador, mas quando entro em modo de concentração e coloco muitas bolas no campo, às vezes surpreendo os adversários. Ganhar trocas de bola mais longas faz parte da minha evolução."
Shelton criou três match points com o seu último ás e precisou apenas de uma oportunidade para sair vencedor.
Fritz admitiu ter sido atingido por um "brain freeze" quando servia para a vitória, liderando um set e 5-4. Depois de ter salvo três break points, devolveu a bola à rede e Rublev aguentou-se.
"Aquele jogo foi tão instável para mim, ambos estávamos a segurar o serviço com facilidade, tudo parecia calmo e tranquilo", disse: "Surgiu do nada, a pressão daquele jogo. Estava apertado e o meu cérebro desligou-se. A única coisa a fazer era voltar e tentar ganhar o set. É isso que pode fazer com que tudo não pareça tão mau."
Fritz fez exatamente isso, fechando a vitória 15 minutos depois no desempate do segundo set com um serviço vencedor. Fritz fez um recorde pessoal de 20 ases (em partidas de três sets) entre os seus 29 winners. Ele agora tem 6-4 sobre Rublev.
O americano ganhou 19 dos seus últimos 22 jogos, incluindo a chegada às meias-finais de Wimbledon.