Zverev teve um longo período à margem depois de danificar os ligamentos do tornozelo no Open de França de 2022, mas regressou ao seu melhor ranking da carreira, o número dois, após o triunfo no Masters de Paris no mês passado.
O jogador de 27 anos continuou a sua boa forma no torneio de equipas mistas que dá início à nova temporada, tendo utilizado os seus fortes golpes a partir da linha de base para conseguir um break no primeiro jogo e vencer o primeiro set ao serviço com um ás.
Zverev aumentou a velocidade no início do set seguinte, com um fantástico golpe de backhand, e conseguiu um novo break, fechando o encontro com tranquilidade e dando à Alemanha uma vantagem inatacável de 2-0 antes do encontro de pares mistos.
"Estou muito feliz por estar de volta, muito feliz por jogar pela equipa da Alemanha. Perth é uma das minhas cidades favoritas na Austrália, gosto muito do meu tempo aqui. Não joguei muito ténis na época baixa, estive mesmo no ginásio... por isso, acho que o trabalho valeu a pena", disse o alemão.
Laura Siegemund já tinha conquistado o primeiro ponto da Alemanha no Grupo E com uma vitória por 6-3, 1-6 e 6-4 sobre Beatriz Haddad Maia na RAC Arena.
Entretanto, a antiga vice-campeã do Open de França, Karolina Muchova, conseguiu o primeiro ponto da sua campanha ao vencer Malene Helgo por 6-2 e 6-2, em Sydney, mas a Noruega empatou o encontro do Grupo B graças ao esforço de Casper Ruud.
Ruud precisou de duas paragens médicas devido a um problema na coxa esquerda antes de derrotar Thomas Machac por 7-6, 5-7 e 6-4, mas o número seis mundial não conseguiu regressar para a decisão de pares mistos que se seguiu.
Muchova e Machac, estreantes na Taça United, não se importaram com a rápida reviravolta dos seus jogos de singulares e venceram Ulrikke Eikeri e Viktor Durasovic por 6-4 e 6-4 na Ken Rosewall Arena.