Mais

Ténis: A próxima Taça United vai ter intervalos táticos

Novak Djokovic e Goran Ivanisevic no início de 2024.
Novak Djokovic e Goran Ivanisevic no início de 2024.WILLIAM WEST/AFP
A ATP e a WTA, que co-organizam a United Cup, anunciaram na sexta-feira que os time-outs tácticos serão permitidos nos jogos de pares mistos na próxima edição deste evento de abertura da época entre equipas nacionais, uma novidade mundial para o ténis.

A nova regra permitirá que um jogador ou capitão solicite um desconto de tempo de 60 segundos para consultar a estratégia, premindo uma grande campainha vermelha instalada na área da equipa na extremidade do campo.

Só pode ser solicitado durante o serviço, e não entre o primeiro e o segundo serviço, com um máximo de uma utilização por equipa durante um jogo de pares mistos, e não durante os jogos de singulares.

"Os descontos de tempo marcam uma pausa no jogo, uma oportunidade para as equipas discutirem tácticas e estratégias e, potencialmente, alterarem a dinâmica de um jogo", afirmou Stephen Farrow, diretor da United Cup: "Mal podemos esperar para ver como os melhores tenistas do mundo e as suas equipas utilizam esta nova ferramenta".

A United Cup, com 18 equipas, dará início à temporada de 2025 de 27 de dezembro a 5 de janeiro em Perth e Sydney, e servirá de preparação para o Open da Austrália em Melbourne, o primeiro torneio do Grand Slam.

Cada equipa é composta por três homens e três mulheres, com jogos de duas mãos que incluem um jogo de singulares masculinos e um jogo de singulares femininos, bem como um jogo de pares mistos frequentemente decisivo.

Muitos dos melhores jogadores do mundo inscreveram-se para participar, incluindo o polaco Iga Swiatek e o alemão Alexander Zverev.