Alcaraz perde para Medvedev e fica de fora da tão esperada final com Djokovic (1-3)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Alcaraz perde para Medvedev e fica de fora da tão esperada final com Djokovic (1-3)

Alcaraz despede-se do público depois de perder para Medvedev
Alcaraz despede-se do público depois de perder para MedvedevAFP
O espanhol sucumbiu na noite de sexta-feira perante um tenista russo contrastante e perdeu o título de campeão do US Open.

Carlos Alcaraz, cabeça de série do Open dos Estados Unidos, falhou perante um inspirado Daniil Medvedev por 7-6(3), 6-1, 3-6 e 6-3 em três horas e 19 minutos de jogo.

Medvedev e Djokovic vão reeditar a final de 2021 em Nova Iorque, no domingo, em que o russo impediu o sérvio de completar a histórica marca de quatro títulos do Grand Slam nesse ano.

O espanhol entregou os dois primeiros sets com uma versão invulgarmente moderada. Quando reagiu ao conquistar o terceiro set, era tarde demais para parar um adversário que estava em estado de graça e implacável no serviço, com 82% de eficácia no primeiro serviço.

Alcaraz, que chegou como favorito à sua quarta meia-final consecutiva de um Grand Slam, ainda não sabe o que é recuperar de dois sets de desvantagem e, até à data, só tinha sofrido uma derrota nos seus 26 jogos de Grand Slam desde que levantou o seu primeiro título em Nova Iorque, há um ano.

Alcaraz passou a acreditar nas suas hipóteses de recuperação
Alcaraz passou a acreditar nas suas hipóteses de recuperaçãoKENA BETANCUR / AFP

Desde então, falhou o Open da Austrália devido a lesão, perdeu nas meias-finais de Roland Garros para Djokovic e derrotou o sérvio numa final memorável em Wimbledon.

De volta a Flushing Meadows, onde esperava uma desforra da final britânica, o seu objetivo era tornar-se o primeiro jogador a reter o troféu desde Roger Federer em 2008.

Mas será Medvedev, um especialista em conseguir reviravoltas no court de Nova Iorque, que enfrentará o gigante sérvio e tentará impedir o seu 24.º título do Grand Slam.

Público de luxo

Depois de o ter vencido em sets diretos este ano na final de Indian Wells e na meia-final de Wimbledon, Alcaraz tinha avisado que o atual número três do ranking ATP iria tentar surpreendê-lo com variações táticas.

Grande especialista em campos rápidos como Flushing Meadows, abriu o encontro com toda a sua artilharia no serviço.

Consciente de que precisava de correr riscos, Medvedev não se importou de cometer até seis duplas faltas no primeiro set.

Kevin Durant estava entre o público
Kevin Durant estava entre o públicoAFP

O seu poder de fogo e a devolução grossa de Alcaraz deram-lhe confiança para se envolver em longas trocas de golpes.

O confronto direto empolgou os 23.000 espetadores no maior campo do mundo, onde estavam presentes celebridades como os atores Ben Stiller e Charlize Theron e estrelas do desporto como Tom Brady e Kevin Durant.

Depois de ter perdido o primeiro set no desempate, o espanhol entrou numa fase de queda no jogo, amplificada pelos murmúrios de desilusão das bancadas.

"Tragam a magia!"

A preocupação chegou até ao camarote do espanhol, onde o seu treinador, Juan Carlos Ferrero, e a família tentavam animá-lo no meio de uma sucessão de longas pancadas de forehands e de lançamentos para a rede.

"Há um set e meio que estou a deixá-lo ter a vida facilitada", respondeu do court.

Alcaraz cedeu o seu serviço na primeira vez e acumulou até 10 erros não forçados para lhe servir de bandeja o 2-0.

O espanhol dirigiu-se para os balneários para se preparar para recuperar pela primeira vez de uma desvantagem de dois sets.

A dose de magia necessária não chegou
A dose de magia necessária não chegouAFP

A sua equipa gritou-lhe "a magia!", e ele reagiu com uma exibição do seu melhor ténis e pedidos de apoio do público, que também embarcou na reviravolta.

O espanhol venceu o terceiro set e recuperou o sorriso no banco enquanto Medvedev se preparava para vencer o último set.

No quarto set, os dois envolveram-se numa luta vertiginosa em que as pernas de Daniil se mantiveram firmes.

Assim que encontrou o break decisivo, Medvedev mergulhou num jogo final dramático em que precisou de quatro bolas de jogo para eliminar o campeão.

Recorde as incidências do encontro