Mais

Kaśnikowski vence Napolitano e já está na final da batalha do US Open

Entrada impressionante de Kaśnikowski no US Open
Entrada impressionante de Kaśnikowski no US OpenFOTOPYK / NEWSPIX.PL / Profimedia
Entrou nos courts de Nova Iorque com um sorriso e sem complexos, derrotou o seu rival favorito na primeira partida, e agora fez o mesmo na segunda. Kaśnikowski, tenista polaco de 29 anos, derrotou Stefano Napolitano sem perder um set: 7/5 e 6/4. Este é o maior sucesso da sua carreira, que está a um jogo do sorteio principal no seu primeiro Grand Slam.

Recorde as incidências da partida

Emilio Nava (173.º ATP) era o claro favorito para o seu primeiro jogo de qualificação contra Maks Kaśnikowski (194.º ATP)... e perdeu. Não só o varsoviano de 21 anos fez uma disputa muito boa, como também marcou um maravilhoso lob de backhand entre as pernas que provavelmente será mostrado durante anos.

Finalização de ataque bem sucedida

Kaśnikowski tinha aguçado o apetite com uma vitória por 6:2, 2:6, 6:2 sobre Nava, por isso, na meia-final da eliminatória do US Open contra Stefano Napolitano (136.º ATP), os polegares cerraram-se para aplaudir. Quando o polaco quebrou logo no terceiro jogo, o início da partida parecia de sonho. Infelizmente, o varsoviano não conseguiu confirmar a quebra e a partida voltou a ficar equilibrada.

O polaco tentou atacar novamente a 4:4. Acabou por ter um break point não utilizado, mas não ficou por aí: mais uma vez, ganhou a oportunidade no 11.º jogo e funcionou. O polaco tentou atacar novamente a 4:4. Acabou com um break point falhado, mas não ficou por aí: mais uma vez, marcou um break point no 11.º jogo e conseguiu. Já estava a dois pontos do jogo quando o italiano conseguiu passar para a frente aos 40:30 e ameaçar os planos do jogador de 21 anos. Ineficazmente, Kaśnikowski defendeu-se do break e fechou o jogo, evitando um tie-break.

Seguiu o golpe do início do segundo set

Napolitano veio para os EUA com um plano claro de voltar a jogar contra os melhores. Embora tenha sido bem-sucedido na sua primeira partida - derrotando Yannick Hanfmann por 6:2 e 6:1 - rapidamente se viu numa situação difícil contra o polaco. Esta situação complicou-se momentos depois, quando o italiano perdeu o serviço com um ponto ganho no segundo set e não conseguiu retribuir ao seu rival, abrindo a sua conta apenas no terceiro jogo.

O italiano procurou uma oportunidade para compensar a derrota no oitavo jogo, mas só conseguiu empatar a partida a 40:40, depois o varsoviano lidou com confiança e já tinha 5 :3. No segundo ataque e tirando o serviço do polaco, Napolitano não conseguiu encontrar uma solução, perdendo 5:7, 4:6.

Maks Kaśnikowski enfrenta agora o último passo na sua luta pelo evento principal em Nova Iorque. O seu rival será certamente um tenista definitivamente mais experiente, certamente também de França. Mas quem? Isso será decidido no duelo em curso entre Antoine Escoffier (217.º ATP) e Benjamin Bonzi (127.º ATP).