Mais

Síntese do US Open: Madison Keys eliminada na estreia, Rybakina segue em frente

Madison Keys caiu perante Renata Zarazua
Madison Keys caiu perante Renata ZarazuaMaddie Meyer / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP / Profimedia
A tenista norte-americana Madison Keys, campeã do Open da Austrália, foi esta segunda-feira surpreendentemente eliminada na primeira ronda do Open dos Estados Unidos, enquanto a cazaque Elena Rybakina, número 10 mundial, acedeu à segunda eliminatória, em Nova Iorque.

Logo na abertura da sessão diurna, o Arthur Ashe Stadium assistiu à inesperada derrota da número seis do mundo, que conquistou o único major da carreira no início da temporada, diante da mexicana Renata Zarazua (82.ª WTA), com os parciais de 6-7 (10-12), 7-6 (7-3) e 7-5, ao fim de três horas e 10 minutos.

Recorde as incidências da partida

Ao contrário de Keys, que se tornou na primeira top 10 mundial a cair no último torneio do Grand Slam da temporada, após registar 89 erros não forçados, Rybakina, primeira cazaque a vencer um major, em Wimbledon em 2022, dominou a norte-americana Julieta Pareja, por 6-3 e 6-0, marcando duelo com a checa Tereza Valentova (96.ª WTA).

Recorde as incidências da partida

Já a checa Petra Kvitova, bicampeã de Wimbledon (2011 e 2014) e antiga número dois mundial, sofreu uma pesada derrota diante da francesa Diane Parry, por 6-1 e 6-0, e despediu-se, aos 35 anos, do ténis mundial, ainda antes da gaulesa Caroline Garcia, de 31 anos, campeã das WTA Finals em 2022 e antiga quatro do mundo, discutir igualmente o último encontro da carreira.

Na competição masculina, o britânico Jack Draper, quinto do mundo e semifinalista há um ano em Flushing Meadows, precisou de quatro sets para levar a melhor frente ao argentino Federico Agustín Gomez (203.º ATP), por 6-4, 7-5, 6-7 (7-9) e 6-2, ao cabo de três horas e um minuto de um encontro disputado no Louis Armstrong Stadium.

Recorde as incidências da partida

De regresso à competição desde que foi eliminado na jornada inaugural de Wimbledon, Draper vai ter agora como próximo adversário o belga Zizou Bergs, que precisou de sets sucessivos para afastar Chun-Hsin Tseng, da China Taipé, pelos parciais de 6-3, 6-4 e 6-3.

Num dia ainda marcado pela derrota do português Jaime Faria, a estrear-se no quadro principal do Open dos Estados Unidos, diante do espanhol Jaume Munar (46.º ATP), por 6-0, 6-3, 5-7 e 6-2, o norte-americano Frances Tiafoe (17.º ATP) não encontrou grandes dificuldades para ultrapassar o japonês Yoshihito Nishioka (149.º ATP) em sets diretos, decididos com os parciais de 6-3, 7-6 (8-6) e 6-3.