Mais

Síntese US Open: Anisimova desforra-se de Swiatek e segue Aliassime até às meias-finais

Aliassime segue em frente na prova
Aliassime segue em frente na provaTIMOTHY A. CLARY / AFP
A norte-americana Amanda Anisimova redimiu-se eta quarta-feira da pesada derrota sofrida em Wimbledon frente a Iga Swiatek, eliminando a polaca para se estrear nas meias-finais do Open dos Estados Unidos em ténis, seguindo o exemplo de Felix Auger Aliassime.

Naquela que foi a reedição do encontro do título do major britânico, a nona tenista da hierarquia WTA conseguiu, com o apoio dos espetadores nas bancadas do Arthur Ashe Stadium, contrariar o favoritismo da detentora de seis troféus do Grand Slam em sets diretos, com os parciais de 6-4 e 6-3.

Após o duplo 6-0 sofrido na relva do All England Club, Anisimova, de 24 anos, precisou de uma hora e 36 minutos para superar a adversária, campeã em Nova Iorque em 2022, ficando agora a aguardar pelo desfecho do encontro entre a checa Karolina Muchova (13.ª WTA) e a japonesa Naomi Osaka (24.ª WTA) para saber quem defrontará quinta-feira no duelo de acesso à final.

Na competição masculina, o canadiano Felix Auger-Aliassime, número 27 no ranking ATP, deu continuidade ao percurso exímio em Flushing Meadows, ao eliminar esta quarta-feira o australiano Alex de Minaur (8.º ATP), à procura da sua primeira meia-final de um torneio do Grand Slam, em quatro sets, pelos parciais de 4-6, 7-6 (9-7), 7-5 e 7-6 (7-4).

Depois de afastar na terceira ronda o alemão Alexander Zverev, número três mundial, e nos oitavos de final o russo Andrey Rublev (15.º ATP), o tenista canadiano, de 25 anos, precisou de quatro horas e 10 minutos para garantir o regresso às meias-finais do major nova-iorquino, quatro anos após a estreia em 2021.

“Muitos nervos no encontro de hoje (ontem), nem sempre foi bonito, mas os encontros do Grand Slam são assim. Há dias em que não te sentes no teu melhor, mas estava disposto e dar tudo para continuar aqui. É uma sensação espantosa. Foi há quatro anos… mas parece mais. Um par de anos difícil, mas sabe bem-estar de volta à meia-final”, confessou o vencedor dos torneios ATP 250 de Adelaide e Montpellier, em entrevista em court.

Félix Auger-Aliassime, que anulou um set point na segunda partida, resolvida em 85 minutos, e deu a volta a uma desvantagem de 3-5 no quarto parcial, com o adversário ao serviço, vai ficar agora a aguardar pelo vencedor do duelo 100% italiano, entre Jannik Sinner, líder da hierarquia mundial, e Lorenzo Musetti (10.º ATP), para conhecer o próximo adversário.

Consumado o triunfo nos quartos de final em Nova Iorque, o jovem natural de Montreal assegurou já a reentrada virtual no top 15 do ranking mundial, depois de ter atingido o sexto lugar em novembro de 2022.