Mais

Ténis: Andrey Rublev oferece ajuda ao amigo de infância Daniil Medvedev

Andrey Rublev e Daniil Medvedev conhecem-se desde crianças
Andrey Rublev e Daniil Medvedev conhecem-se desde criançasGuglielmo Mangiapane / Reuters

Andrey Rublev disse estar disponível para ajudar o compatriota russo e amigo de infância Daniil Medvedev a lidar com as emoções, depois de um extraordinário colapso público no US Open, que agravou um ano infeliz nos Grand Slams.

Medvedev perdeu por 6-3, 7-5, 6-7(5), 0-6, 6-4 com o francês Benjamin Bonzi num confronto caótico no domingo, em que o antigo campeão de 29 anos lançou um discurso contra o árbitro de cadeira e incitou uma multidão que impediu o seu adversário de servir.

O 13.º cabeça de série estava a enfrentar um match point e uma derrota contundente quando um fotógrafo entrou no court do Estádio Louis Armstrong enquanto Bonzi falhava o seu primeiro serviço. O árbitro permitiu então a Bonzi outro primeiro serviço, desencadeando as reações de Medvedev.

O campeão de Nova Iorque de 2021 conseguiu prolongar a disputa, mas não foi capaz cruzar a linha de chegada e partiu a raquete antes de olhar desanimado para o seu lugar após a sua primeira eliminação na jornada inaugural de um Grand Slam em piso duro em oito anos.

"Se ele quiser mudar e precisar de ajuda, tem-me a mim, muitos outros amigos e familiares que o ajudarão", disse Rublev, que conhece Medvedev desde os tempos do jardim de infância: "Mas a vida é dele e ele é que decide o que tem de fazer."

Poucos estariam melhor preparados para compreender as dificuldades emocionais de Medvedev do que Rublev, que já se magoou e ensanguentou com a raquete em momentos frustrantes de jogos anteriores.

No meio de apelos do alemão Boris Becker, seis vezes campeão de Grand Slam, e de outros para que Medvedev procurasse ajuda profissional, Rublev disse que a decisão de como abordar o problema era do jogador.

"Só ele sabe o que está a acontecer", disse Rublev: "Acho que ele precisa de algum tempo porque foi uma derrota difícil, mas vou enviar-lhe uma mensagem. O ano que ele tem tido nos Grand Slams não tem sido fácil."

A derrota de Medvedev, de 29 anos, em Nova Iorque significa que só venceu um jogo nos majors durante todo o ano, com essa vitória a chegar no Open da Austrália em janeiro.

O americano Frances Tiafoe disse que a frustração de Medvedev provavelmente se deve à sua má temporada.

“Ele tem um padrão muito elevado”, disse Tiafoe: “Ele tem tido dificuldades e está a lutar para encarar a realidade, certo? Ele está a lutar para lidar com derrotas precoces e contra adversários que sente que deveria vencer. Um outro lado dele aparece. Espero vê-lo jogar ao nível que é capaz de jogar. Tem sido uma fase muito difícil.”